Partilhar

A Identidade na Velhice

Idade do Saber

Catarina Antunes Gomes, Susana de Matos Viegas

Indisponível

Desconto: 20%
10,49 € 13,12 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Ambar
  • Coleção: Idade do Saber
  • Tema: Geriatria
  • Ano: 2007
  • ISBN: 9789724312613
  • Número de páginas: 138
  • Edição: 1ª Edição
  • Capa: Brochada

Sinopse

Como questionamos a nossa identidade no processo do envelhecimento?

Partindo de uma perspectiva antropológica, neste livro mostramos como o contexto relacional em que vivemos nos estimula a pensar sobre quem somos e como nos vemos no processo do envelhecimento. O livro sustenta-se em investigações empíricas sobre a experiência social do envelhecimento em dois contextos etnográficos distintos: uma aldeia peri-urbana do Centro do País e um contexto citadino inserido na cidade do Porto. Nestes estudos a questão da identidade é equacionada como uma experiência fortemente marcada por dilemas, na medida em que se dá um confronto entre múltiplas - e, por vezes, contraditórias - interpretações da vida e do curso de vida.

Através da apresentação de narrativas de vida o texto mostra como a velhice é apreendida pêlos actores sociais, experienciada nos corpos e vivenciada em tensão, abordando a forma pela qual na velhice se elaboram social e culturalmente experiências que, por vezes, inauguram novas possibilidades de se ser e de se viver.

Ler mais

Autor(es)

Catarina Antunes Gomes

Licenciada em Antropologia Social e Cultural pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da mesma instituição, encontra-se a realizar o Doutoramento em Sociologia nessa Faculdade. É Professora-Assistente na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, onde lecciona as disciplinas de Sócio-Antropologia da Saúde e Sócio--Antropologia do Envelhecimento.

Ler mais

Susana de Matos Viegas

Antropóloga, Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), Doutorada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra onde foi Professora de Antropologia (1989-2006), lecciona, entre outros, sobre os temas da identidade, do ciclo de vida e da velhice. Realiza investigação sobre a construção da pessoa, a identidade e o envelhecimento, com trabalho de campo na zona centro de Portugal, e sobre identidade e etnicidade entre os índios da América do Sul (Brasil). Entre as suas publicações destacam-se artigos sobre a velhice em revistas e livros nacionais e a publicação do livro Terra Calada: os Tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia, 2007 (7Letras/Rio de Janeiro; Almedina/Coimbra).

Ler mais