Partilhar

Terra Calada - Os Tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia

Susana de Matos Viegas

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
18,82 € 20,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Terra Calada retrata as experiências de vida dos Tupinambá de Olivença em suas terras da Mata Atlântica do sul da Bahia. Examinando interpretativamente as vivências cotidianas na "roça" baiana em constante diálogo com o conhecimento americanista, o livro vai alargando a perspectiva comparativa e histórica e integrando os debates contemporâneos sobre pessoa, parentesco e identidade.

Apoiando-se em uma intensa experiência etnográfica (entre 1997 e 2005), Terra Calada trata dos afetos, das tensões familiares, das fantasias e conciliações entre homens e mulheres, das vivências do espaço e dos modos reservados de agir dos Tupinambá de Olivença. Oriundos da grande família Tupi que vivia na costa brasileira nos primeiros séculos da colonização, os Tupinambá de Olivença se têm confrontado com sucessivos projetos civilizatórios — sejam coloniais, nacionalistas ou missionários. Em particular, há sete décadas vivem nos interstícios de formas de ocupação da terra que ameaçam diretamente a sustentabilidade dos seus modos de vida. O livro trata este processo, num diálogo amplo entre a etnografia, a comparação antropológica regional e a história, propondo uma análise desta população indígena do Nordeste que entrelaça os campos da antropologia americanista e da antropologia das sociedades indígenas.

Ler mais

Autor

Susana de Matos Viegas

Antropóloga, Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), Doutorada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra onde foi Professora de Antropologia (1989-2006), lecciona, entre outros, sobre os temas da identidade, do ciclo de vida e da velhice. Realiza investigação sobre a construção da pessoa, a identidade e o envelhecimento, com trabalho de campo na zona centro de Portugal, e sobre identidade e etnicidade entre os índios da América do Sul (Brasil). Entre as suas publicações destacam-se artigos sobre a velhice em revistas e livros nacionais e a publicação do livro Terra Calada: os Tupinambá na Mata Atlântica do Sul da Bahia, 2007 (7Letras/Rio de Janeiro; Almedina/Coimbra).

Ler mais