Partilhar

A Farsa de Inês Pereira - (a partir de Gil Vicente)

Textos de Teatro

Pedro Penim

Em Stock



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Pedro Penim parte de Gil Vicente para se debruçar sobre as raízes profundas de uma certa portugalidade.
    Em 2023, passam 500 anos sobre a primeira apresentação de Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, no convento de Tomar, perante o rei D. João III. A peça foi escrita no auge da produção dramatúrgica do autor e tentava dar resposta às acusações de plágio de algumas peças estrangeiras, de que Gil Vicente vinha sendo vítima. O relato cómico que dá conta das desventuras de uma moça quinhentista, que desafia o poder familiar e a mentalidade medieval dominante na sociedade portuguesa do século xvi, seria depois considerada a mais perfeita das obras do «fundador do teatro português», desfazendo assim dúvidas sobre o seu talento e originalidade. Quinhentos anos depois, Pedro Penim reescreve o original vicentino e transforma-o numa obra do nosso tempo. Este espetáculo é o terceiro de uma trilogia dedicada à família, iniciada com Pais & Filhos, em 2021, a que se seguiu Casa Portuguesa, em 2022. Na senda destas obras, A Farsa de Inês Pereira de 2023 lança o seu olhar cáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e o núcleo familiar.

Ler mais

Amostra

Autor

Pedro Penim

Pedro Penim é um encenador, ator e dramaturgo nascido em Lisboa a 5 de julho de 1975.

O seu trabalho estende-se também à programação, às conferências, à tradução e ao ensino; já foi apresentado em diversos festivais e temporadas por todo o território português, bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente. É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e tem um mestrado em Gestão Cultural pelo ISCTE. Fundou em 1995 o coletivo Teatro Praga, companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea, com a qual estreou mais de 50 espetáculos, tendo sido agraciado com diversos prémios. Em 2013 fundou o espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, projeto essencial na capital, que acolhe criações de novos artistas à margem do convencional. O seu trabalho como encenador, em nome individual, parte habitualmente de aspetos biográficos e tenta complexificar diversos eixos do jogo entre a realidade e a ficção e hibridizar elementos factuais e teatrais. Como dramaturgo assinou vários textos representados em português, inglês, francês, italiano e hebraico, destacando-se as peças Doing It, Before, Tear Gas, Israel, Eurovision, a peça para rádio As Obras no Escuro, Pais & Filhos e Casa Portuguesa. A sua peça Before serviu de guião ao filme Past Perfect, de Jorge Jácome, integrado na seleção oficial da Berlinale 2019, tendo recebido diversos prémios internacionais de cinema. Fora do Teatro Praga trabalhou em projetos internacionais de artistas e companhias como Tg. Stan – Bélgica (Point Blank, 1998-2001), Tim Etchells / Ant Hampton – Reino Unido (The Quiet Volume, 2012), Forced Entertainment – Reino Unido (Quizoola!, 2014-2019) e Lola Arias – Argentina (Mis Documentos, 2020).

Em 2021 foi nomeado Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, cargo que ocupa desde novembro desse ano.


Ler mais