Partilhar

A Exposição como Obra Total nos Museus do Século XXI

Bárbara Coutinho

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
17,65 € 19,61 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Poderá a Exposição ser projetada como uma Obra Total e criar uma experiência significativa que recupere o valor vital das Artes para a Humanidade? Este estudo defende que os Museus do século XXI podem ser lugares de uma vivência estética global que contribua para a transformação do ser humano. No entanto, como se poderá através da Exposição materializar os desígnios e as missões dos Museus do século XXI, enquanto baluartes do Humanismo e da Democracia, de modo a concorrer para o bem-estar de todos os seres vivos?

Através de uma viagem pela História da Arte, História da Arquitetura e História do Design, este livro centra-se no espaço expositivo para investigar alguns dos ecos, persistências e reinterpretações do conceito de “Obra de Arte Total” nas práticas artísticas do século XX e XXI, analisando-o segundo a perspetiva do artista-curador, do curador-artista e do arquiteto-curador, em que as exposições foram ganhando uma natureza performativa, site-specific e laboratorial.

Ler mais

Autor

Bárbara Coutinho

Doutorada em Arquitetura pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, mestre em História da Arte Contemporânea e licenciada em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Diretora-fundadora e programadora do MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo desde 2006, é autora do programa museológico deste museu e coautora do conceito arquitectónico do projeto de requalificação do edifício do museu. Professora auxiliar convidada (2006-2021) e professora associada convidada (desde 2021) do Instituto Superior Técnico e Investigadora do CITUA – Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (IST-UL). Co-chair do International Specialist Committee/Interior Design (Docomomo International), e membro fundador da Associação ID-Iberoamérica diseña. De 1998 a 2006, foi coordenadora do Serviço Educativo do Centro de Exposições e do programa de cursos de formação em Arte, Arquitetura e Design da Fundação Centro Cultural de Belém. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Museologia, da Arquitetura, do Design, da Curadoria e da Educação, tendo um particular interesse pela História da Cultura Material e da teoria e prática do Design em Portugal.

Ler mais