Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Publicações Europa-América
- Coleção: Economia e Gestão
- Categorias:
- Ano: 2000
- ISBN: 9789721048294
- Número de páginas: 250
- Capa: Brochada
Sinopse
«Os governos, e aqueles que os aconselham nestes assuntos, sofrem da ilusão do controlo. Passados alguns anos, não é possível no estado actual do conhecimento científico fazer previsões a curto prazo com um grau razoável de exactidão. Num determinado ano, uma previsão pode por acaso estar correcta, mas ao longo do tempo serão inevitavelmente cometidos erros de grande dimensão.»
«A atenção que é dada à previsão a curto prazo (...) afasta recursos e debates de assuntos mais importantes. Os governos, bem ou mal, têm uma grande influência na estrutura total em que a economia funciona. É isto que deveria ser alvo de discussão e não o frenesim de intervencionismo que, a maior parte das vezes, passa para a adopção de políticas. Menos pode ser mais.»
O que existe de comum entre uma colónia de formigas, modelos matemáticos de Keynes e os últimos sucessos de Hollywood? Porque erram tanto os governos e as instituições internacionais da economia mundial? Estará a economia ortodoxa e convencional definitivamente ultrapassada? Poderemos todos nós, habitantes da aldeia global, confiar nas políticas económicas, sociais e financeiras dos nossos governos? Será o medo da inflação «um mito urbano da actualidade»?
É a estas e a muitas outras perguntas que Paul Ormerod tenta responder em A Economia Borboleta, uma obra inconformista, heterodoxa e bem-humorada sobre a economia e a sociedade contemporâneas, e o mundo actual.
A Economia Borboleta é, definitivamente, um livro recomendável para leigos e especialistas de mente aberta.