Partilhar

16,15 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro de Krugman é revisitado quase um século da história americana, para nos recordar como os princípios da expansão do capitalismo americano coexistiram com fortes desigualdades sociais. Entre 1900 e 1930 a situação quase não evolui, lembra o economista, que a partir daí formula uma primeira conclusão: o mercado livre, por si só, não corrige estes desequilíbrios, eles precisam de ser corrigidos pelas decisões políticas. A América emergiu do New Deal de Franklin Roosevelt com fortes valores democráticos e uma prosperidade amplamente partilhada graças ao fortalecimento das classes médias.
Krugman aborda depois o retrocesso ocorrido a partir dos anos 70, até à presente crise. Por fim em linhas gerais as medidas que considera fundamentais para ultrapassar os dramáticos flagelos que assolam a América dos nossos dias.

Ler mais

Autor

Paul R. Krugman

Paul Krugman nasceu em Nova Iorque, em 1953. Formou-se em Yale e doutorou-se no M.I.T, universidades onde depois foi professor, a par de Stanford. Autor de mais de 200 artigos e 27 livros, tem um currículo que dispensa apresentações, onde se incluem, por exemplo, as funções como membro do Conselho de Economistas, na Casa Branca, entre 1982 e 1983. Em 1991, recebeu a medalha John Bates Clark, da American Economic Association. Colunista do New York Times há duas décadas, Krugman recebeu o Prémio Nobel de Economia em 2008 e, em fevereiro de 2012, o grau de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. É professor de Economia na Universidade de Princeton. Na Editorial Presença, estão também publicados Acabem com esta Crise Já!, A Consciência de Um Liberal e O Regresso da Economia da Depressão e a Crise Actual.

Ler mais