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Sinopse

O presente texto apresenta uma abordagem comparativa de dois autores, Maurice Maeterlinck e Fernando Pessoa, e três textos dramáticos: L’Intruse, LesAveugles e O Marinheiro. Com este estudo comparativo pretende‐seanalisar a forma como Maeterlinck, através de dois dos seus primeiros dramas simbolistas datados de finais do século XIX, influenciou a subsequente produção do drama O Marinheiro de Pessoa. Com a análise de L’Intruse e de LesAveugles sublinha‐se a importância do teatro do final do século XIX em França e a forma como muitas das concepções simbolistas foram reaproveitadas no texto de Pessoa no início do século XX, prestando especial atenção a quatro aspectos emblemáticos: inacção, sonho, palavra e silêncio. Os elementos que apontam para a leitura que Pessoa efectuou dos dois dramas de Maeterlinck – anotados e sublinhados nas edições existentes na sua biblioteca pessoal ‐ evidenciam a componente inovadora do texto do autor português ao trabalhar situações e personagens em alguns aspectos semelhantes às apresentadas nos dramas do autor belga.

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Autor

Carla Ferreira Castro

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