Sinopse
Mestre de mais de 15 mil alunos, entre os quais se contam grandes nomes da nossa sociedade (Marcelo Rebelo de Sousa, Fernando Dacosta, Barata Moura, Jaime Gama, entre muitos outros), o padre Manuel Antunes legou-nos, nos mais de 400 artigos que escreveu para a Brotéria e outras publicações, um acervo de uma riqueza incomparável sobre Portugal, a Europa e a globalização, por um pensador que soube ver à frente do seu tempo.
Nesta coleção de textos que recupera e complementa a realizada para o célebre Repensar Portugal, reencontramo-nos com os grandes testemunhos da reflexão antuniana, muitos de carácter prospetivo, que mantêm hoje uma atualidade plena.
Manuel Antunes soube antecipar, nos anos 60 e 70 do século XX, com uma argúcia e lucidez extraordinárias, algumas das derivas, problemas e desfechos da vida portuguesa e internacional do século XXI e do Futuro que se avizinha. Surpreendem-nos hoje questões, reflexões e propostas que são eminentemente relevantes para repensar Portugal, a Europa e o nosso mundo, neste ano de 2017, marcado por um horizonte de tremenda incerteza.
Ler mais
Autor(es)
José Eduardo Franco
José Eduardo Franco (1969). Historiador. Investigador-Coordenador com equiparação a Professor Catedrático da Universidade Aberta, Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, Titular da Cátedra UNESCO de Estudos Globais/CIPSH e membro da Academia Portuguesa da História. Tem sido Professor-Visitador, entre outras, da Universidade de Paris II – Panthéon-Assas e da Universidade Federal de Sergipe. Coordena atualmente o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Da sua bibliografia, podemos distinguir os seguintes livros: O Mito de Portugal, Lisboa, FMMVAD/Roma Editora, 2000; O Mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, Séculos XVI-XX, 2 Vols., Lisboa, Gradiva, 2006-2007; A Europa ao Espelho de Portugal: Ideia(s) de Europa na Cultura Portuguesa, Lisboa, Temas & Debates/Círculo de Leitores, 2020. Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à Cultura e à Ciência.
Ler mais Padre Manuel Antunes
O Padre Manuel Antunes (1918-1985) foi um dos mais brilhantes e destacados pedagogos do século xx português, conselheiro do general Ramalho Eanes, fundador e principal contribuidor da Brotéria e o autor que mais uso fez da pseudonímia (escreveu sob mais de 120 pseudónimos, muitas vezes para iludir a censura). Deixou-nos vasta obra, sobretudo na forma de artigos e ensaios, acerca dos mais variados temas: Ética, pluralismo político, Filosofia, Teologia, crítica literária, Psicologia e Ciências da Educação (com destaque para a reforma do ensino superior e a educação permanente).
Ler mais