7 Livros Sobre Liberdade

Quase a completar o meio século da Revolução de Abril, esta é uma seleção de livros que celebram a Liberdade, pilar fundamental de uma sociedade justa e democrática.


Do Contrato Social

«O Homem nasceu livre e vive acorrentado por toda a parte.» Desta forma memorável começa a obra-prima de Rousseau, texto fundacional da teoria política moderna e que desde a sua publicação, em 1762, não deixou de produzir reações e comentários. Nesta obra, Rousseau examina as relações complexas entre os indivíduos e o Estado, e defende que o povo deve formar uma sociedade baseada num acordo mútuo no que respeita aos direitos e responsabilidades dos cidadãos. Só assim seria possível criar uma sociedade em que todos os indivíduos fossem livres e iguais.

VER LIVRO

Medo da Liberdade

A busca da liberdade tem marcado indelevelmente a cultura ocidental desde que o humanismo renascentista e a eclosão dos movimentos protestantes deram início à luta pelo individualismo e pela autodeterminação. No entanto, a experiência da liberdade é frequentemente acompanhada de sentimentos de medo, desenraizamento, isolamento e perda de autoestima, despertando no indivíduo um desejo de autoritarismo, conformismo ou destrutividade. Publicada originalmente em 1941, com o nazismo e as bombas da Segunda Guerra Mundial a caírem em pano de fundo, esta obra tornou-se mais atual do que nunca nos alvores do novo século.

VER LIVRO

Ensaio Sobre as Liberdades

Aron, um dos pensadores europeus mais importantes do século XX, aborda num ensaio magistral a temática infindável das liberdades. Este ensaio é fruto de três conferências dadas na Universidade da Califórnia, em Abril de 1963, a convite da Comissão das Jefferson Lectures. O tema em questão, o problema da liberdade, foi sempre central na obra de Aron, e, nas palavras do próprio, é um tema «eterno e inesgotável».

VER LIVRO

O Fogo a Liberdade

Esta é a história de quatro filósofas singulares - quatro mulheres indomáveis que eram, ao mesmo tempo, refugiadas e combatentes da resistência -, cada um apresentando uma visão particular de uma sociedade livre e aberta numa época de autoritarismo e guerra. No meio da turbulência da Segunda Guerra Mundial, Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, Simone Weil e Ayn Rand lançam as bases para uma sociedade verdadeiramente livre e emancipada.

VER LIVRO

Churcill e Orwell: A Luta pela Liberdade

Winston Churchill e George Orwell foram homens muito diferentes, mas foram também, nas expressões do historiador Simon Schama, «aliados muitíssimo improváveis» e «arquitetos do seu tempo». Enquanto combatentes dos totalitarismos, ambos reconheceram que a grande questão do século era como preservar a liberdade e de que vocabulário precisamos para discutir com os Governos que não ouvem os cidadãos.

VER LIVRO

Direito a Ofender

Estará o medo de ofender a limitar a liberdade de expressão? E, se sim, é legítimo fazê-lo? Este é um livro polémico sobre um tema gritantemente atual, onde o jornalista britânico Mick Hume faz uma defesa acérrima da liberdade de expressão, que o autor teme estar em risco no Ocidente.

VER LIVRO

Que Está em Jogo: O Futuro do Mundo Global

Trinta anos após o fim da Guerra Fria, a paz mundial está novamente em risco. Os Estados Unidos retiraram-se do tratado de desarmamento com a Rússia, a Europa está a desintegrar-se, a China está a ganhar a dianteira e uma onda de nacionalismo e populismo está a desestabilizar as instituições políticas convencionais e a ameaçar as liberdades tão arduamente conquistadas. Este relato sucinto dos imensos desafios que agora enfrentamos, escrito por um dos maiores estadistas da História, não pode deixar de interessar todos aqueles que se preocupam com o mundo em que vivemos e com o mundo que vamos deixar às futuras gerações.

VER LIVRO