Partilhar

Uma Gata, Um Homem e Duas Mulheres

Junichiro Tanizaki

5 dias


Desconto: 20%
12,03 € 15,04 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O leitor tem nas suas mãos um conjunto de pequenas obras-primas de um dos maiores escritores japoneses do século XX. Este volume inclui uma novela, que dá título ao livro, e dois textos mais curtos, que são bom exemplo da entusiasmante escrita do seu autor e do seu realismo cómico. As três histórias são variações de um tema favorito de Tanizaki: a dominação e a submissão nas relações privadas. O “homem” da novela é um herói típico do autor – um tipo estragado, auto-complacente e obstinadamente inútil – apanhado numa guerra entre a sua vingativa ex-mulher e a sua obstinada jovem sucessora, ambas rivais da gata do título: Lily – sedutora, elegante e magnificentemente controladora –, uma gata. A luta entre estas três fêmeas pela posse deste homem fraco dá origem a uma série de divertidos confrontos.
O Pequeno Reino descreve a relação curiosamente inconstante entre um professor autoritário e um pequeno mas indomável aluno determinado a impor as suas próprias regras. Finalmente, o Professor Rado é um malicioso retrato de um académico autoconvencido, visto na perspectiva de um jornalista ansioso por “apanhar uma história”.
Numa série de entrevistas, o professor responde às perguntas apenas com grunhidos, mas, por acaso, o jornalista acaba por descobrir um escandaloso lado oculto desse senhor eminentemente respeitável.
Este conjunto representa, sem dúvida, Tanizaki no seu melhor.

Ler mais

Autor

Junichiro Tanizaki

Ler mais