Service Temporarily Unavailable
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.
«Luto por uma sociedade de oportunidades, livre, solidária e justa. Luto pelo fortalecimento do Estado Social – Saúde, Educação, Segurança Social, Habitação e Desporto. Sou a favor da criação de riqueza. Luto contra a pobreza. Acredito no papel do Estado na redistribuição da riqueza. Acredito na economia de mercado, em que a intervenção do Estado assuma o seu papel regulador dos mais diversos setores de atividade e seja detentor dos ativos estratégicos para o país. Se dúvidas tivesse sobre o papel do Estado na economia, fiquei mais convicto na crise do sistema bancário entre 2008 e 2015 e na pandemia da COVID-19. Quando o mercado fechou a porta, foi o Estado que salvou o sistema financeiro, chegando ao ponto de ter de emprestar dinheiro à banca privada, alguma dela curiosamente liderada por “profetas” do neoliberalismo! Foi o Estado, com o apoio rápido e cabal da União Europeia, que protegeu a economia do brutal impacto pandémico. […]
Sou um europeísta convicto. Confio no projeto europeu da paz e da coesão económica e social. A União Europeia só ficará completa com o regresso do Reino Unido. A incapacidade da UE lidar com a crise financeira internacional e a saída do Reino Unido foram, quanto a mim, os acontecimentos que mais desacreditaram o futuro do projeto europeu. A crise pandémica voltou a colocar a UE à prova. Os líderes europeus souberam entender-se em tempo útil, criaram medidas de apoio à vacinação e à proteção da economia.»
João Paulo Correia
Ler mais