Partilhar

39,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Em ano de centenário, Eduardo Lourenço guia-nos pela própria vida e obra numa fotobiografia que imortaliza o mundo intelectual e afectivo de um dos nomes maiores da cultura contemporânea.

No ano em que se assinala o centenário de Eduardo Lourenço, esta obra revisita o perfil de um nome maior da cultura portuguesa contemporânea, uma voz que atravessou fronteiras físicas, estéticas, conceptuais e literárias, e cujo eco se perpetuou – e perpetua – por Tempos e realidades distintas. Ensaísta, professor, filósofo, conselheiro de Estado, Eduardo Lourenço encerra em si mesmo, e numa obra complexa, vasta e dispersa, um «pensamento que, no seu aparente deambular, voando nas asas do tempo, ou mergulhando fundo na imensidão de um saber a perder de vista, nos coloca frente a frente com o assombro das perguntas essenciais e a insatisfação das sempre provisórias respostas», como destacam Maria Manuel Baptista e Maria Manuela Cruzeiro na nota introdutória a esta edição. Da infância às primeiras obras publicadas, da vida em França à consagração inequívoca em Portugal e além-fronteiras, somos convidados a entrar neste «labirinto» de conhecimento e afectos, cujo fio do tempo se desenrola numa simbiose perfeita entre as palavras do protagonista e as fotografias que desenham a sua história. 


Ler mais

Autor(es)

Maria Manuel Baptista

Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo concluído o mestrado em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É doutorada em Cultura pela Universidade de Aveiro, com especialização em Filosofia da Cultura, tendo defendido a tese intitulada «A Paixão de Compreender – A Filosofia da Cultura em Eduardo Lourenço.» Os seus trabalhos de investigação centram-se nos estudos pós-coloniais, de género, do ócio e do turismo cultural. É Professora Catedrática da Universidade de Aveiro e foi directora do Programa Doutoral em Estudos Culturais (UA/UM) até 2015. Tem obra diversa publicada nacional e internacionalmente na área dos Estudos Culturais. Actualmente é coordenadora do Centro de Investigação em Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Ler mais

Maria Manuela Cruzeiro

Maria Manuela Cruzeiro é colaboradora do CES (Centro de Estudos Sociais) da Universidade de Coimbra. Foi assistente da Faculdade de Letras (Secção de Filosofia) e investigadora principal do Centro de Documentação 25 de Abril da mesma Universidade, onde foi responsável pelo projecto de História Oral e pelas atividades de extensão cultural e pedagógica. As suas áreas de especialidade são a História Cultural, movimentos de Resistência ao Estado Novo, testemunho e memória da Revolução de Abril, cultura e identidade portuguesas, particularmente a partir da obra de Eduardo Lourenço. É colaboradora regular em várias revistas e jornais da especialidade, bem como em obras coletivas, e oradora em cursos, colóquios e conferências. É também autora de uma vasta obra dedicada ao 25 de Abril de 1974.

Ler mais

Fernanda de Castro

Fernanda de Castro é licenciada em Ciências da Cultura e mestre em Estudos Linguísticos e Culturais pela Universidade da Madeira. É doutoranda do Programa Doutoral em Estudos Culturais, na Universidade de Aveiro, investigadora e colaboradora no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC) e no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL). Integra o Grupo de Género e Performance (GECE) e o Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO), da Universidade de Aveiro. Tem diversos artigos publicados nacional e internacionalmente no domínio dos Estudos Culturais. É coordenadora da colectânea «Género e Performance: Textos Essenciais», que conta com cinco volumes publicados e financiados pela FCT.

Ler mais