A Cosmologia é uma das mais pujantes áreas da investigação da Física contemporânea.
Mobiliza vastos recursos teóricos e experimentais: estes materializam-se em missões
espaciais, programas observacionais que visam compilar catálogos astronómicos com uma
extensão jamais vista, e recursos de computação e simulação que estão no limite das
capacidades hodiernas em termos de complexidade, armazenamento e manipulação de dados.
Esta riqueza de implicações só é possível graças à maturidade teórica que a Cosmologia
atingiu nas últimas décadas. Nesta breve introdução à Cosmologia Contemporânea, os aspetos
observacionais e teóricos mais salientes da ciência do Universo são descritos e
teorizados. Tendo como ponto de partida a Teoria da Relatividade Geral, o livro discute a
história térmica do Universo, a necessidade de um período primordial de expansão
acelerada, a inflação, as propriedades mais marcantes da radiação cósmica de fundo, a
problemática da matéria e da energia escura, e a hipótese de construção de descrições
cosmológicas alternativas com base em teorias da gravitação que não as baseadas na
Relatividade Geral. Os temas abordados fazem deste livro uma obra particularmente útil
para um curso introdutório de Cosmologia.
Ler mais
Orfeu Bertolami
Orfeu Bertolami nasceu em São Paulo, Brasil, em 1959. Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo em 1980, obteve o mestrado no Instituto de Física Teórica em São Paulo em 1983, o Grau Avançado em Matemática em 1984 e o doutoramento em Física Teórica em 1987, respetivamente nas Universidades de Cambridge e Oxford no Reino Unido.
Desenvolveu atividades de investigação no Institut für Theoretische Physik em Heidelberg (1987 – 1989), no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN / 1993 – 1995) em Genebra, na secção de Turim do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (1994) e na Universidade de Nova Iorque (1999). Foi professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (1991 – 2010) e é Professor Catedrático no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Publicou mais de 365 artigos científicos, em livros, jornais, atas de conferências, dos quais mais de 205 em revistas especializadas com arbitragem nas áreas da astrofísica, cosmologia, física e propulsão espacial, gravitação clássica e quântica, teorias de cordas quânticas e sobre a física do Sistema Terrestre. Já apresentou mais de cinco dezenas de palestras convidadas em conferências internacionais e mais de duas centenas de seminários especializados em universidades e centros de investigação na Europa, Rússia, Coreia, Japão, China, Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos. Tem participado em atividades de divulgação apresentando muitas dezenas de palestras sobre temas como a unificação das interações fundamentais da natureza, o bosão de Higgs, o Big Bang, a estrutura em larga escala do Universo, as explosões de raios gama, a origem da vida, ciência e literatura, alterações climáticas, a vida e a obra de Albert Einstein e de Galileu. É autor do Livro das Escolhas Cósmicas (Gradiva, 2006), uma narrativa da história da física do Universo da antiguidade até os nossos dias. É co-autor, com Martin Tajmar, do texto sobre um putativo controle da gravitação, publicado pela Agência Espacial Europeia em 2002. É coorganizador e coautor do livro Do Big ao Homem (Editora da Universidade do Porto, 2015) e coautor de Seis Breves Apontamentos de Cosmologia Contemporânea (Editora da Universidade do Porto, 2016), este último em coautoria com Jorge Páramos.
Foi galardoado com um prémio da Gravity Research Foundation dos Estados Unidos em 1999, com o Prémio União Latina de Ciência em 2001 e o Prémio Universidade Técnica de Lisboa/Santander Totta de excelência científica nas áreas de Biofísica e Física em 2007. Colaborou em projetos europeus no estudo da estrutura microscópica do espaço-tempo, da física da matéria escura e de energia escura, em problemas de física fundamental no espaço e sobre a física do Sistema Terrestre.
Ler mais