Partilhar

Rethinking Human Resources for health - On the edge of the Post-Modern Era

Inês Fronteira, Gilles Dussault, James Buchan


Versão em Ebook

Ebook Vitalsource
Ebook em formato adaptável a todos os dispositivos.
Acesso online e offline permanente à sua Biblioteca de Ebooks

Saiba mais


Desconto: 10%
14,38 € 15,98 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os recursos humanos para a saúde (HRH) são um pilar fundamental dos sistemas de saúde e crucial para alcançar a cobertura de saúde universal.

Discutimos as questões estruturais e os principais desafios dos HRH. Utilizamos a Estratégia Global da WHO sobre HRH: força de trabalho 2030 e seus quatro objetivos principais para estruturar nossa análise.

Examinamos questões relacionadas ao desempenho, qualidade e impacto da força de trabalho de saúde existente, exploramos o alinhamento entre HRH, as necessidades futuras da população e dos sistemas de saúde em termos de políticas de mercado de trabalho e educação, discutimos o papel de uma administração efetiva de políticas públicas , liderança e governança, garantindo a disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade dos HRH e a importância dos sistemas de informação e dados para políticas de HRH.

Finalmente, propomos que a agenda dos HRH para a próxima década inclua cinco desafios relevantes em termos de políticas de HRH, conforme as opiniões dos decisores políticos, gerentes e pesquisadores

Ler mais

Autor(es)

Inês Fronteira

É Professora Auxiliar de Saúde Pública e Epidemiologia no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), desde 2011. É Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa. É consultora para a Direção-Geral de Saúde de Portugal.


Ler mais

Gilles Dussault

É Professor Catedrático reformado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) onde foi Director da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Coordenador do Centro colaborador da Organização Mundial da Saúde sobre Políticas e o Planeamento dos Recursos Humanos de Saúde e Presidente do Conselho de Ética. 

Ler mais

James Buchan

Fez a sua formação (MA (hons), PhD, DPM) na University of Aberdeen e Robert Gordon University, Aberdeen, Scotland. Tem 30 anos de experiência em investigação em recursos humanos da saúde, com especialização em estratégias, políticas e planeamento da força de trabalho em enfermagem ; migração, remuneração, incentivos e análise de mercados.

A sua experiência de trabalho incluiu: Research Fellow , Institute for Employment Studies, no Reino Unido; gestor sénio de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde da Escócia, analista politico sénior do Royal College of Nursing, no Reino Unido; especialista em Recursos Humanos da Saúde na Organização Mundial de Saúde; e, mais recentemente, consultor da Health Workforce Australia, uma agência governamental federal da Austrália.

É Editor Chefe da Revista Internacional “Human Resources for Health”, professor associado do WHO Collaborating Centre, University of Technology, (UTS), Sydney, Australia; Professor na Queen Margaret University, Scotland; Professor Catedrático Convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa IHMT, e Policy Associate do WHO European Observatory on Health Systems.

Ler mais