Partilhar

Queimar Livros - Uma História da Destruição do Saber

Richard Ovenden

Em Stock



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Durante três mil anos, destruir o saber foi um objetivo comum e deliberado de várias pessoas, regimes e grupos. Esta é a extraordinária história de sobrevivência da verdade - a que os livros registam, as bibliotecas preservam e nós temos hoje, mais do que nunca, de salvar.

As bibliotecas e os arquivos sofreram muitos ataques, desde a antiguidade, mas a era moderna tem sido ainda mais perniciosa para a sua sobrevivência. Hoje, o saber que guardam é alvo de tentativas de destruição brutais e de negligência intencional. Sem apoio estruturado ou investimento, lutam pela sobrevivência dia a dia. Queimar Livros conta-nos o que em três mil anos passámos e vivemos para chegar aqui.

Da antiga Alexandria à contemporânea Sarajevo, passando pelo Iraque, Richard Ovenden vai aos quatro cantos do mundo e relata vividamente momentos determinantes da nossa História. Analisando as motivações por detrás dos atos, deliberados ou involuntários, de destruição do saber - políticos, culturais e religiosos -, bem como as consequências e ligações a todas as áreas da nossa vida, o autor relata também os episódios vividos por quem tentou prevenir e minimizar os efeitos destes ataques aos livros (e não só), pondo muitas vezes a própria vida em risco.

Na era do imediatismo, em que todos têm opinião sobre tudo, a memória se esboroa e reina a desinformação, este livro é mais importante do que nunca. Lê-lo pode ser o primeiro passo para impedir que três mil anos de História desemboquem, no século XXI, na maior e mais terrível destruição do saber. 



Ler mais

Autor

Richard Ovenden

Richard Ovenden bibliotecário na Biblioteca Bodleiana de Oxford - o 25.o a ocupar o lugar desde 1600 -, trabalhou, desde 1987, em vários arquivos e bibliotecas emblemáticos, como a Biblioteca da Câmara dos Lordes, a Biblioteca Nacional da Escócia, como curador de livros raros, e na Universidade de Edimburgo, onde foi diretor de coleções.

O autor é membro honorário na Faculdade de St. Hugh, em Oxford, e é membro profissional da Faculdade de Balliol, na mesma cidade. Os seus artigos e ensaios são regularmente publicados em jornais e revistas de referência.

Ler mais