Partilhar

Que Coerência para Educação em África: das políticas ao currículo

Christian Depover, Philippe Jonnaert

2 dias


Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

 O lugar das políticas educacionais na reflexão sobre a agenda pós-2015 para a educação é fundamental. O currículo tornou-se uma das formas de otimizar os sistemas educacionais.
Os autores, investigadores que passaram mais de 30 anos pesquisando e analisando os países em desenvolvimento, particularmente a África, definem o currículo como um canal de políticas educacionais (a montante) para a prática educacional (a jusante).
Nesta obra são abordadas várias questões: acordos internacionais que estabelecem o quadro de ajuda aos países em desenvolvimento; parceiros na assistência ao desenvolvimento na educação; a análise das políticas educacionais e a aferição da sua efetividade; os fatores que podem ser abordados para melhorar a eficácia dos sistemas educacionais; a implementação de uma estratégia de desenvolvimento do sector da educação; currículo e questionando a existência de um protótipo de currículo operacional.
Através desta obra, os autores abrem o debate sobre os sistemas de ensino, as suas políticas educativas e os seus currículos. Mas remetem-nos igualmente para a procura de coerência, coerência essa que é sem dúvida a palavra-chave nesta obra. Estes capítulos são escritos a quatro mãos, por dois investigadores que, pelos seus objetivos, não só prestam homenagem a Louis D'Hainaut, como reconhecem acima de tudo o seu grande contributo para a reflexão contemporânea sobre as políticas educativas e os currículos.
Esta obra tem por ponto forte servir de referência a todos os que trabalham na adaptação recorrente dos sistemas educativos às necessidades societais, em permanente mudança, em matéria de educação e de formação. Interessará aos responsáveis pelos sistemas educativos e aos especialistas nas questões ligadas às políticas educativas e ao currículo, bem como aos investigadores e aos atores da educação. 


Ler mais

Autor(es)

Christian Depover

Ler mais

Philippe Jonnaert

Ler mais