Partilhar

Porto: Crónicas da Cidade de Dentro

Helder Pacheco

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
30,60 € 34,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A cidade de dentro é sonho e fantasia, aspiração e desejo. Nela, as ruas «estão já dentro de mim» (Jorge Luís Borges). É contentamento, nostalgia e raiva. Ilusão (ou desilusão), inconformismo ou renúncia. Paixão e sentimento, desencanto e expectativa. A cidade de dentro é contínuo desencontro entre o que temos e o que gostaríamos de ter. Entre o projecto e o inconcretizado, o que estava para ser feito e o que ficou por fazer.

É frivolidade e angústia, aspiração e renúncia do irremediavelmente ausente (não já a sonoridade do trompete, tocado na Praça por um músico ambulante, mas os ecos da infância que ele nos evoca, na lembrança dos dias de leite e mel dos circos de rua na Cordoaria). A cidade de dentro é uma canção triste («j’aimerais te faire une chanson légère», Bernie Beaupère), uma despedida constante (de nós). Um adeus ao que vamos deixando para trás.

A cidade de dentro é um grito. É um alerta pelo que muda e não devia mudar (e, nesse caso, significa destruição, agressão, esquecimento e, quando não, desprezo), ou um brado de insatisfação pela inexistência, lentidão ou apagamento da mudança longamente ansiada.


Ler mais

Autor

Helder Pacheco

Helder Pacheco é natural da Vitória, Porto. Professor de História Social e Cultural do Porto. Investigador das culturas populares e escritor. Cronista do Jornal de Notícias. Autor de ensaios e estudos sobre Património Cultural editados em jornais e revistas de todo o país.

Ler mais