Sinopse
O Marquês de Pombal é fundamentalmente conhecido na história política portuguesa como um grande e poderoso reformador. Destacou-se como protagonista de um conjunto significativo de medidas políticas para reformar diversos sectores do Estado e da sociedade, tanto na metrópole portuguesa como nos seus vastos territórios ultramarinos intercontinentais, onde deixou especial marca na reestruturação administrativa do imenso território do Brasil.
Tendo o Marquês de Pombal marcado a história política portuguesa pela sua invenção edificadora e reformista em vários domínios da sociedade, o cognome de "Edificador" pode resumir uma das características mais significativas da sua ação empreendedora.
Com efeito, é reconhecido nacional e internacionalmente o seu protagonismo vigoroso no processo da reconstrução da Lisboa destruída pelo terramoto de 1755, promovendo a edificação da capital portuguesa com um perfil moderno. O ideário reconstrutor que guiou a ação política pombalina estendeu-se aos mais diversos âmbitos da sociedade, do Estado, da Igreja e dos territórios ultramarinos, por via de uma verdadeira profusão de legislação reformista que tinha como horizonte edificar um Portugal iluminista, em linha com os países mais progressivos da Europa dita polida e civilizada.
Ler mais
Autor(es)
Ricardo Pessa de Oliveira
Ricardo Pessa de Oliveira é Doutor em História, na especialidade de História Moderna, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014). É, desde 2020, Investigador Auxiliar, da carreira de Investigação Científica, do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes. As suas principais áreas de investigação têm sido a história da assistência, a história das misericórdias e a história religiosa. Em 2016, a Academia Portuguesa da História atribuiu uma Menção Honrosa ao seu livro História da Santa Casa da Misericórdia de Pombal (1628-1910); e, em 2022, o seu livro A Santa Casa da Misericórdia da Redinha (1642-1975) foi distinguido com o Prémio Dr. João Lobo – História, atribuído pela Academia Portuguesa da História e o Prémio Júlio Fogaça, atribuído pela Academia das Ciências de Lisboa.
Ler mais José Eduardo Franco
José Eduardo Franco (1969). Historiador. Investigador-Coordenador com equiparação a Professor Catedrático da Universidade Aberta, Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, Titular da Cátedra UNESCO de Estudos Globais/CIPSH e membro da Academia Portuguesa da História. Tem sido Professor-Visitador, entre outras, da Universidade de Paris II – Panthéon-Assas e da Universidade Federal de Sergipe. Coordena atualmente o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Da sua bibliografia, podemos distinguir os seguintes livros: O Mito de Portugal, Lisboa, FMMVAD/Roma Editora, 2000; O Mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, Séculos XVI-XX, 2 Vols., Lisboa, Gradiva, 2006-2007; A Europa ao Espelho de Portugal: Ideia(s) de Europa na Cultura Portuguesa, Lisboa, Temas & Debates/Círculo de Leitores, 2020. Foi-lhe atribuída, em 2015, a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português, o mais importante galardão atribuído pelo Governo Português, como reconhecimento dos serviços prestados à Cultura e à Ciência.
Ler mais