Este livro conta a fascinante história da descoberta dos planetas. Dos planetas do nosso sistema solar, mas, sobretudo, daqueles que se acharam desde 1995 a girar em torno de estrelas distantes. Desde então o velho sonho de filósofos gregos, clérigos heréticos e astrónomos arrojados tomou corpo nas centenas de planetas extra-solares que a moderna investigação astronómica detectou na Via Láctea.
Escrito por um dos protagonistas destas descobertas, o astrofísico Nuno Cardoso Santos, e por dois divulgadores da astronomia, Luís Tirapicos e Nuno Crato, este é um relato dos avanços e recuos da ciência, de frustrações e conquistas, e, em última análise, da busca contemporânea por outras formas de vida no universo.
Ler mais
Nuno Crato
Nuno Crato, GCIH, GCIP, professor investigador de matemática e estatística, Cemapre, ISEG, Universidade de Lisboa, membro do Conselho Científico para a Educação Nacional do governo francês (CSEN), cientista visitante no centro europeu, JRC, em Itália, em análise estatística de impacto de medidas políticas, lidera atualmente a Iniciativa Educação, uma organização dirigida à Educação Básica e Secundária.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004–2010), presidente do Taguspark (2010–2011) e Ministro da Educação e Ciência (2011–2015). Divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, Espanha, Itália e Brasil, nomeadamente A Matemática das Coisas (SPM/Gradiva 2008) e Figuring It Out (Springer 2010). Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática (2003) e da Comissão Europeia (2007). Foi agraciado como Comendador (2008) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2016), e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2022).
Ler mais