Partilhar

Os Primeiros Cinquenta Anos da Psiquiatria Portuguesa (1835-1885)

Nuno Borja Santos

2 dias

Desconto: 10%
19,98 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro permitirá ao leitor ter uma completa visão histórica e estatística dos primeiros cinquenta anos da Psiquiatria em Portugal, partindo da posição filosófica de Ian Hacking acerca da implicação da estatística oitocentista.

Compreendendo historiograficamente o período de 1835 a 1885, esta obra tenta ainda descrever, nas suas várias vertentes, a evolução dos processos que nortearam o início da assistência aos doentes mentais, sem esquecer as causas e consequências políticas do próprio pensamento estatístico, que por sua vez terão interagido com o desenvolvimento científico.
É ainda referido o aporte intelectual que os principais alienistas portugueses de então, sobretudo Joaquim Pedro Bizarro, Miguel Bombarda, Júlio de Matos e António Sena, tiveram da medicina europeia, bem como os efeitos que perduraram nos últimos anos do século XIX.

· A doença mental e a assistência aos alienados em Portugal: aspetos gerais; instituições; terapêuticas usadas, enquadramento legal
· A produção escrita da Psiquiatria portuguesa de 1835 a 1885: os periódicos; os compêndios; a obra de Miguel Bombarda, António Sena e Júlio de Matos

Ler mais

Autor

Nuno Borja Santos

Ler mais