Partilhar

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Quem nasce numa família com pergaminhos, basta-lhe percorrer a biografia de um dos notáveis antepassados para encontrar todas as referências. Tenho uma vida, passada e actual, que defino como muito completa, nada monótona.

Casei no dia em que fiz vinte e um anos e aos vinte dois já era pai. O objectivo fundamental deste livro, ao jeito de autobiografia, é partilhar com o meu filho, Nuno Carlos, e os meus netos, Nuno e Maria, um registo das origens da nossa família, uma súmula que reúne alguns episódios de um percurso de vida.

Sigo a lógica de que nenhuma pessoa é insubstituível. Qualquer outro poderá realizar o mesmo que nós, melhorando, inclusivamente, o que nos cabe fazer. Apenas numa coisa somos únicos, singelos, naquilo que pensamos, como se diz na Beira Alta, ?no que nos vai na alma?. E essa unicidade faz com que tenhamos quase a obrigação de partilhar com os outros aquilo que possa resultar num contributo para o bem comum. Daí a importância da partilha do pensamento, da escrita e da palavra.

A teimosia, determinação e resistência próprias de um beirão contribuíram para a vivência que este livro regista.

Percorri mais de cem países em todos os continentes. Das cidades que me foi dado conhecer, por razões profissionais e frequência de visita, destaco Paris, Londres, Genebra, Franquefurte, Toronto e Nova Iorque. Movimento-me sem recurso a tecnologias ou mapas nas principais cidades, em resumo, sinto felicidade por isso, e orgulho em ser um beirão cidadão do mundo.»

Carlos Pereira Martins

Ler mais

Autor

Carlos Pereira Martins

Nasceu em Viseu, a 24 de Setembro de 1951. Frequentou a Escola da Avenida, o Liceu Nacional de Viseu, e é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Foi membro do Comité Económico e Social Europeu, em Bruxelas, de 2006 a 2015, onde foi Vice Presidente das Relações Externas, da Comissão de Transportes e Comunicações e dos Comités de Acompanhamento da UE-Índia, UE-China, UE-Brasil nas presidências de Lula e Dilma e de várias missões de acompanhamento UE-Rússia e UE-Ucrânia. Conselheiro do Conselho Económico e Social Português e, em vários mandatos, Presidente da Comissão Executiva do Conselho Nacional das Ordens Profissionais e do Conselho Nacional das Profissões Liberais. Economista da Direcção Financeira do Banco de Fomento Nacional, de 1972 a 1987, onde implementou o instrumento inovador depois do encerramento das Bolsas de Valores em 1974, as Obrigações de Caixa BFN. Frequentou vários cursos e estágios duradouros no âmbito da OCDE nas Bolsas de Valores do Rio de Janeiro, Bilbao, Paris, São Paulo, London Stock Exchange e Barcelona. Foi Director Coordenador Financeiro e Internacional do Montepio Geral, onde teve diversas funções até 2016 de Administrador de empresas financeiras do Grupo. Integrou as listas nos mandatos do Dr. Costa Leal e foi membro do Conselho Geral do MG em vários deles. Fundador e Administrador das MG-Fundos e MG-Patrimónios e do Fundo de Tesouraria Atlântico.

Ler mais