Partilhar

O Regresso da Hipótese de Deus - Três Descobertas Científicas que Revelam a Mente por trás do Universo

Universo da Ciência

Stephen C. Meyer

Evento disponível
Conversas Almedina – O Regresso da Hipótese de Deus com Carlos Fiolhais e Nuno Santos (moderação de Joana Duarte Bernardes)

Em Stock



Desconto: 20%
23,92 € 29,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O autor do bestseller internacional Darwin?s Doubt apresenta provas científicas revolucionárias, baseadas em descobertas nas áreas da física, da cosmologia e da biologia, que apontam para a existência de Deus.

A partir dos finais do século XIX, muitos intelectuais começaram a defender que o conhecimento científico e a crença teísta tradicional são incompatíveis. Ao examinar três descobertas científicas recentes com implicações decididamente teístas, o filósofo da ciência Stephen C. Meyer põe em causa este ponto de vista. Partindo dos argumentos a favor do design inteligente da vida que desenvolveu em Signature in the Cell e em Darwin's Doubt, Meyer demonstra como as descobertas nas áreas da cosmologia, da física e da biologia ajudam a estabelecer a identidade do designer inteligente por trás da vida e do universo.

Meyer argumenta que o teísmo - com a sua afirmação de um criador transcendente, inteligente e ativo - explica mais convincentemente do que o materialismo científico as provas que temos relativamente às origens biológicas e cosmológicas. Nas suas obras anteriores, Meyer absteve-se de tentar responder a perguntas sobre «quem» poderia ter concebido a vida. Em O Regresso da Hipótese de Deus, o autor propõe uma resposta baseada em provas para aquele que é talvez o derradeiro mistério do Universo. Ao fazê-lo, revela uma conclusão espantosa: os dados apoiam não apenas a existência de um designer inteligente - mas a existência de um Deus pessoal.

«Este livro deixa patente que, longe de ser uma reivindicação não científica, o design inteligente é ciência válida.»
- Brian Josephson, Prémio Nobel da Física

«O livro de Meyer é magistral. Provoca danos irreparáveis à retórica ateísta.»
- John C. Walton, Fellow da Royal Society of Edinburgh

«O cientista e filósofo Meyer [?] nunca foi tão longe como aqui no que respeita à defesa da existência de Deus. [?] Meyer sabe como pegar nas mãos dos leitores e conduzi-los através da história, antes de mostrar como as novas descobertas podem ser usadas para minar os argumentos dos teóricos anti-design como Richard Dawkins ou Neil deGrasse Tyson [?]. Concorde-se ou não, há aqui muito sobre o que refletir.»
- Booklist

«Um argumento abrangente e lúcido em defesa do teísmo como a melhor explicação para as provas científicas. Stephen C. Meyer tem um verdadeiro dom para transmitir conceitos complexos de forma clara.»
- Robert Kaita, ex-Investigador Principal do Laboratório de Física de Plasma de Princeton

Louvores a O Regresso da Hipótese de Deus



«Um compêndio maravilhoso de provas científicas incontestáveis de apoio à existência de Deus.»

? Marcos Eberlin, professor de Química, Mackenzie University, Academia de Ciências Brasileira, medalha Thomson.


«Um tratado contemporâneo dos argumentos e contra-argumentos sobre o desígnio inteligente. Concretiza a tarefa gigantesca de cobrir a origem de tudo, desde o maquinismo molecular a todo o Universo. Um livro muito útil.»

? Stuart Burgess, professor de Design de Engenharia, Universidade de Bristol; investigador, Clare Hall, Universidade de Cambridge.


«Com este livro, Stephen Meyer ganha um lugar no panteão dos distintos filósofos naturais não redutores dos últimos 120 anos, desde o grande sábio francês Pierre Duhem, passando por A. N. Whitehead, até Michael Polanyo? Meyer escreveu um livro profundo e criterioso de grande valor, que combina conhecimentos científicos avançados e pormenorizados com uma sabedoria filosófica integradora.»

? Michael D. Aeschliman, professor emérito da Universidade de Boston; autor de The Restoration of Man.


«Um argumento minuciosamente investigado, profusamente ilustrado e rigorosamente apresentado contra o novo ateísmo. Mesmo que já tenha a sua opinião ? em especial se se já a tiver ?, a abordagem refrescante de Meyer à divisão mais incontornável da humanidade, entre as explicações seculares e divinas do Universo, é uma leitura entusiasmante. Poderá não ficar convencido, mas acabará por ter enriquecido os seus conhecimentos.»

? Brian Keating, professor de Física, UC-San Diego; autor de Losing the Nobel Prize.


«Meyer resume sabiamente os saberes atuais da cosmologia, da física e da biologia, mostrando que quanto mais sabemos sobre o Universo e a Natureza, mais relevante se torna a ?hipótese de Deus?.»

? Anthony Futerman, professor de Bioquímica, Weizmann Institute.


«Analisando todas as provas relevantes desde a cosmologia até à biologia molecular, Meyer constrói um irrefutável ?argumento a favor de Deus?, enquanto apresenta um conjunto irrespondível de ataques lógicos e científicos contra a atual mundivisão materialista/ateísta. Meyer constrói o seu argumento de forma implacável, sem omitir qualquer área importante do debate. Toda a lógica é convincente, e é quase impossível largar o livro. Meyer é um mestre a esclarecer questões complexas, tornando o texto acessível à mais vasta audiência possível. Os leitores ficarão admirados com a profundidade extraordinária do conhecimento de Meyer em todos os campos relevantes. O livro é uma obra-prima e será muito citado durante anos. A melhor, a mais lúcida e abrangente defesa da ?hipótese de Deus? alguma vez publicada. Mais nenhum livro se lhe aproxima. Um verdadeiro tour de force.»

? Michael Denton, médico, doutorado, ex-investigador sénior em Bioquímica, University of Otago; autor de Nature?s Destiny.


«Na minha experiência, mais ninguém é capaz de explicar matérias tão complexas com a graça e a clareza que parecem tão naturais em Stephen Meyer. Com lógica fria e uma análise racional meticulosa das últimas descobertas na cosmologia, na física e na biologia, Meyer confirma a verdade que os ideólogos receiam sequer considerar. Pela natureza ad hominem dos seus ataques ao trabalho brilhante de Meyer, confirmam a sua importância e sugerem um possível fim para o cientismo que domina a nossa cultura.»

? Dean Koontz, autor bestseller do The New York Times.


«Este é um livro há muito esperado que, até agora, nenhum especialista científico ou crente religioso teve a coragem de escrever. Para os que sentem uma verdadeira curiosidade em relação à hipótese de Deus, este livro providencia a exposição mais justa e mais abrangente que existe.»

? Steve Fuller, cátedra Auguste Comte de Epistemologia Social, University of Warwick; autor de Knowledge: The Philosophical Quest in History.


«Este livro é uma análise soberba das provas relevantes. De forma convincente, Stephen Meyer demonstra que a hipótese de Deus não é apenas uma explicação adequada para a origem do nosso Universo bem afinado e da nossa biosfera: é a melhor explicação.»

? Professor David Galloway, médico, doutorado, College of Medical, Veterinary and Life Sciences, University of Glasgow; ex-presidente do Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow.

Ler mais

Autor

Stephen C. Meyer

Ler mais