Partilhar

+5% em Cartão Almedina
16,65 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Graças ao nascimento de Maria Bárbara de Bragança levantaram-se as paredes do Convento de Mafra. Mas a história da filha de D. João V vai muito além da conhecida promessa régia. Infanta de Portugal, casou por procuração com o herdeiro do trono espanhol e veio a ser Princesa de Astúrias e rainha de Espanha.

Nascida na luxuosa corte portuguesa, rodeada das riquezas que o ouro do Brasil ainda podia pagar, Maria Bárbara recebe uma educação privilegiada. Além de aprender vários idiomas, é discípula de um jovem compositor italiano que chegara a Lisboa em 1720.

A Domenico Scarlatti, homem gentil embora pouco seguro do seu talento, cabe assegurar a educação musical da infanta, de cujos dotes artísticos o rei duvida. As suas sonatas, tocadas mais tarde pelos maiores pianistas, começaram por ser exercícios destinados à filha do rei português. E quando esta parte para Madrid para se juntar ao marido, o compositor acompanha-a, mantendo-se junto dela até ao fim dos seus dias. Mais do que a relação entre mestre e aprendiz, une-os já uma amizade a que só a morte de um deles põe fim.

Neste original romance histórico, Alberto Riva evoca não só um período de guerras, intrigas entre casas reais e conspirações, mas também a terna ligação entre dois amantes de música, duas almas em busca do seu destino.

Ler mais

Autor

Alberto Riva

Alberto Riva é um escritor e jornalista italiano, autor, entre outros, de Sete e Tristezza per favore vai via. Com Enrico Rava (um dos mais importantes músicos de jazz em Itália) escreveu Note Necessarie e com Stefano Bollani (um pianista de jazz) Parliamo di musica e Il monello, il guru, l'alchimista e altre storie di musicisti. Colabora com a Internazionale e escreve para a revista semanal do jornal italiano La Repubblica (Il Venerdí), sobre livros, cultura e música. Vive em Milão.


Ler mais