Partilhar

18,45 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«As histórias de Almodóvar decorrem em pátios manchegos, em colégios dirigidos por padres salesianos e nos bares festivos da movida, dando conta de uma ligação profunda entre o vivido, o escrito e o filmado.» Babelia

Nunca tive um diário e, quando tentei escrevê-lo, não passei da segunda página; no entanto, este livro implica a minha primeira contradição. É o que existe de mais parecido com uma autobiografia fragmentada, incompleta e um pouco críptica. Contudo, creio que o leitor acabará por obter muita informação sobre mim enquanto cineasta e efabulador (ou escritor), e sobre o modo como a minha vida leva uma coisa a misturar-se com outras. […] Esta coleção de histórias […] demonstra a relação estreita entre o que escrevo, o que filmo e o que vivo.»

Assim define Pedro Almodóvar o seu primeiro livro de histórias. Aqui estão reunidas doze narrativas, escritas ao longo de décadas, desde os anos 1960 até à actualidade. Em todas, encontramos as mais íntimas obsessões de Almodóvar: os obscuros anos de escola, a celebração do humor, o seu crescimento enquanto artista, as agruras da fama, a influência da ficção na própria vida. Assente em múltiplas camadas possíveis de leitura, O último sonho é um compêndio sobre modos de contar histórias, apresentando-nos um escritor que foi secretamente reunindo uma excepcional obra literária.

«A prosa de Almodóvar é tão hábil e engenhosa como os seus filmes. […] Digamos que é como um Warhol com brilho e, logo, com mais vigor.» The Times


Ler mais

Autor

Pedro Almodóvar

Pedro Almodóvar nasceu em Calzada de Calatrava, Espanha, em 1949. Figura icónica da cultura ocidental contemporânea, é o realizador de cinema, guionista e produtor espanhol com mais alcance mundial nas últimas décadas. Recebeu todos os principais prémios cinematográficos internacionais – dois Óscares, dois Globos de Ouro, um Leão de Ouro, dois prémios no Festival de Cannes e seis Goya. Foi distinguido, em Espanha, com o Prémio Nacional de Cinematografia (1990), a Medalha de Ouro de Mérito em Belas Artes (1998) e o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes (2006). Foi ainda agraciado com o doutoramento honoris causa pelas universidades de Castilla la Mancha (1999), Harvard (2009) e Oxford (2016). Em 1981, publicou a novela Fuego en las entrañas e, dez anos mais tarde, o volume de crónicas Patty Diphusa.

Ler mais