Partilhar

Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

“A partir de 2016, a fotografa Patrícia Almeida, minha companheira, reúne documentos sobre a fotografia. Selecciona exemplos que apresenta aos estudantes, compra manuais em segunda-mão, reencontra os seus primeiros negativos. Projecta um livro sobre a sua história pessoal da fotografia. Alguns meses mais tarde, a Patrícia morre e deixa o seu projecto inacabado. No dia da sua morte, o representante da agência funerária pede-me um retrato para o velório. Penso então: “É a sua última imagem!”, e o projecto da Patrícia estava relançado... Esta última fotografia dela transformou-se na primeira, aquela com que várias histórias iriam começar: uma pesquisa fotográfica a retomar, uma ausência a explorar, um amor a concluir.”

David-Alexandre Guéniot

Ler mais

Autor

David-Alexandre Guéniot

David-Alexandre Guéniot é editor. Depois de estudar ciências políticas e filosofia, conheceu o coreógrafo português João Fiadeiro nos anos 90. Interessou-se pela dança contemporânea como um campo de composição que põe em jogo e em relação as noções de corpo, tempo e afecto. Em 2003, conheceu a fotógrafa portuguesa Patrícia Almeida e colaborou na concepção e produção das suas exposições e livros. Em 2011, decidiram fundar a editora GHOST (acrónimo de Guest and Host) a fim de dar forma a livros criados por artistas onde a noção de autoria é partilhada entre o artista, o designer, o editor, entre outros colaboradores. Desde então, editou cerca de trinta livros de artistas visuais, fotógrafos, performers e investigadores, a maioria dos quais de origem portuguesa.

Estes livros são regularmente expostos e premiados (Prémio de Design de Livro do Ministério da Cultura em Portugal em 2018, 2019 e 2021, short list do Best Book Design from all over the World em 2022) e integram colecções internacionais públicas e privadas. É também autor de livros em co-autoria com os fotógrafos Patrícia Almeida, Charles Fréger e Andrews Phelps. Favorecendo uma abordagem sensível e performativa ao objecto do livro, concebe a edição como um gesto que cria significado através da montagem e agenciamento de textos e imagens.

Ler mais