ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

O Design Gráfico Como Prática de Clarificação

Fora de Coleção

João Manuel Bicker

Em Stock


+50% em Cartão Almedina
Desconto: 30%
37,03 € 52,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ao colocar como pergunta de investigação a prática de clarificação no percurso da FBA. não persigo um estilo, ou uma definição de um modo de alcançar esse objectivo. O que me interessa é perceber se uma prática de abertura e flexibilidade, necessárias para abranger a diversidade, pode conduzir a resultados claros na suas intenções. A ambiguidade e a ambivalência são qualidades que incorporam esses valores e são críticas para a problematização e a imaginação (Antonelli 2011), fundamentais para a compreensão dos problemas.
Quando falo de clarificar, falo de tornar efectiva a comunicação, sem que isso condicione os métodos ou as ferramentas usadas para a atingir. O que procuro é testar a efectividade de uma intenção, que foi sempre a da FBA.: que as mensagens, mais ou menos complexas, sejam transmitidas de forma clara. Não simples, nem reduzidas a qualquer mínimo, mas capazes de ser entendidas.

Ler mais

Autor

João Manuel Bicker

(Gouveia, 1961) é diretor criativo e um dos sócios fundadores do estúdio FBA., com sede em Coimbra desde 1998. Doutorado pela Universidade de Coimbra é professor de Tipografia e de Teoria e História do Design nos Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Design e Multimédia da mesma Universidade.

Ler mais