Partilhar

Manual Tipográfico de Giambattista Bodoni

Fora de Coleção

João Manuel Bicker

Em Stock



Desconto: 62%
7,50 € 19,69 €

Sinopse

Giambattista Bodoni, tipógrafo e impressor Italiano, nasceu a 26 de Fevereiro de 1740, em Saluzzo, no Norte de Itália.
Considerado o mais importante, tipógrafo do século XVIII publicou em 1788 um manual que antecede aquele que seria o testemunho de toda a sua vida criativa: o Manuale Tipografico de l8l8, publicado cinco anos depois da sua morte.
Para Bodoni, a beleza dos textos residia na letra e assentava em quatro virtudes fundamentais: Regularidade, Nitidez, Bom Gosto e Graça.

Nota prévia


A publicação do texto introdutório do Manual Tipográfico de Giambatista Bodoni em português corresponde, mais do que a uma intenção técnica ou didáctica, à satisfação de um desejo pessoal, determinado por uma admiração antiga pelo trabalho do grande tipógrafo e do que é um dos manifestos mais marcantes da história da tipografia.
A oportunidade desta edição resulta de uma confluência de circunstâncias e de interesses que começam na criação da FBA., onde o trabalho de design gráfico sempre foi acompanhado pela cultura de um interesse particular pela tipografia e o design de livros. Esta vertente do trabalho da FBA., foi desde cedo potenciada pela afinidade com os editores da Fenda e da Almedina, que nos permitiram pôr em prática o que julgávamos saber acerca dos livros, mas também partilhar com eles a responsabilidade de procurar fazer sempre melhor. É neste espaço de interesse pelas letras e pêlos livros, espaço de estudo, de investigação, espaço de paixão, que nasce a possibilidade da edição do texto de Bodoni.

Ler mais

Autor

João Manuel Bicker

(Gouveia, 1961) é diretor criativo e um dos sócios fundadores do estúdio FBA., com sede em Coimbra desde 1998. Doutorado pela Universidade de Coimbra é professor de Tipografia e de Teoria e História do Design nos Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Design e Multimédia da mesma Universidade.

Ler mais