Partilhar

O Amor no Novo Milénio

Can Xue

Em Stock



Desconto: 10%
17,91 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um romance ambicioso e onírico da grande autora chinesa, que examina a natureza nebulosa, desconcertante e insondável do amor no século XXI.

Neste romance mágico, sombrio e cómico, um grupo de mulheres habita um mundo permanentemente vigiado, onde há informadores que espreitam entre canteiros de flores e relatórios falsos sobre cada um dos seus movimentos. Também há conspirações, geralmente abundantes numa comunidade que normaliza a paranoia e a suspeita. Algumas das personagens tentam fugir da realidade – seja num misterioso bordel de jogos de azar, em casas que lembram antigos impérios labirínticos ou num emaranhado de túneis e galerias que existem no subsolo. Há quem procure refúgio em regiões onde as ervas medicinais chinesas e a sabedoria milenar podem confortar ou mudar a nossa vida, e quem procure aventuras de adultério, ilusão e entretenimento.

Estas são as formas de amor do novo milénio: satíricas, trágicas, passageiras, duradouras, nebulosas e gratificantes, em cenários que tanto deixam perceber a fraude e a exploração dos outros, como são tingidos de sensibilidade, sexo, grandeza e desejo de aventura – num mundo sem Oriente nem Ocidente, onde somos apenas pessoas que precisam de sonhar.


«Se a China tem possibilidade de um vencedor do Nobel, é Can Xue.»

Susan Sontag


«A escrita de Can Xue está entre as mais inovadoras que apareceram na China nos últimos anos.» 

Times Literary Supplement


«Enfrentando antigos temas das muitas vidas do amor, Can Xue continua a derrubar noções confortáveis de estrutura, narrativa, enredo e personagem enquanto cria histórias que permanecem na nossa memória muito depois de serem lidas.»

World Literature Today


«Ler a ficção de Can Xue é como correr pela montanha abaixo no meio da escuridão. Sentimos um impulso, mas não sabemos para onde nos dirigimos.»

The New York Times


Ler mais

Autor

Can Xue

Can Xue, pseudónimo de Deng Xiaohua, nasceu em 1953, na província de Hunan, na China. Os seus pais conheceram as prisões políticas, antes e durante a Revolução Cultural, e Can Xue, que contraiu tuberculose na adolescência, pôde apenas frequentar o ensino fundamental. Descobriu a literatura como autodidata, estudando inglês e trabalhando, primeiro numa fábrica e depois num pequeno negócio de alfaiataria que montou com o marido na cidade natal de Changsha. Considerada uma das mais inovadoras vozes da literatura chinesa de hoje, Can Xue escreveu romances, contos e ensaios literários (sobretudo em torno dos seus autores de referência, Borges, Dante ou Calvino) e o seu nome esteve várias vezes presente nas listas de candidatos ao Nobel.


Ler mais