Partilhar

Novo Regime da Normalização Contabilística para as Entidades do Setor não Lucrativo

Sandra Alves, Armando Tavares, Avelino Azevedo Antão, João Paulo Marques

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 20%
16,01 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Decreto-Lei n.º 36-A/2011 de 9 de março, veio aprovar o regime da normalização contabilística para as Entidades do Setor Não Lucrativo, que faz parte integrante do Sistema de Normalização Contabilística, e que corresponde à criação de regras contabilísticas próprias, aplicáveis especificamente às entidades que prossigam, a título principal, atividades sem fins lucrativos, designadamente associações, pessoas coletivas públicas de tipo associativo, fundações, clubes, federações e confederações, obrigatoriamente aplicável desde 1 de janeiro de 2012.
A forte disseminação que estas entidades têm vindo a conhecer e o importante papel e peso que desempenham na economia, justifica que se reforcem as exigências de transparência relativamente às atividades que realizam e aos recursos que utilizam, nomeadamente através da obrigação de prestarem informação fidedigna sobre a gestão dos recursos que lhes são confiados.
Esta obra, através de uma simbiose entre o estudo académico e uma visão prática da contabilidade e da fiscalidade permite o enriquecimento dos profissionais da contabilidade e também dos dirigentes destas instituições na compreensão das alterações normativas da contabilidade e na aplicação das regras fiscais.
Para além da vertente contabilística do normativo aplicável às Entidades do Setor Não Lucrativo é efetuada uma visão transversal dos aspetos fiscais próprios destas Entidades, sendo apresentados um vasto leque de casos práticos para melhor compreensão desta temática.
A apresentação e análise dos novos modelos de demonstrações financeiras e mapas financeiros específicos para estas Entidades é complementada com a exemplificação do preenchimento dessas peças contabilísticas.
É fundamental que quem está à frente de uma organização com as especificidades de uma Entidade do Setor Não Lucrativo, tenha um conhecimento global, transversal, sistematizado e atualizado das alterações que afetam a forma de mostrar os números da sua instituição, bem como quais as novas obrigações decorrentes das alterações legislativas. Uma visão sistemática das normas contabilísticas e fiscais integradas neste livro permitem ir ao encontro das necessidades dos dirigentes, estudantes e profissionais da contabilidade, para uma compreensão transversal destas matérias nas Entidades do Setor Não Lucrativo.

Ler mais

Autor(es)

Sandra Alves

Ler mais

Armando Tavares

Ler mais

Avelino Azevedo Antão

Ler mais

João Paulo Marques

Ler mais