Partilhar

Noite no Caminho de Ferro da Via Láctea

Kenji Miyazawa

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Principezinho japonês. Um dos clássicos mais conhecidos da literatura nipónica, traduzido pela primeira vez e a partir do original! Noite no Caminho-de-Ferro da Via Láctea tem sido comparado frequentemente ao clássico de Saint-Exupéry, e é a obra mais conhecida de Kenji Miyazawa. Traduzido em mais de 50 línguas e publicada postumamente em 1934, esta é uma «história para crianças que deve ser lida por todos os adultos» (New York Review of Books).
    O jovem Giovanni, cujo pai está ausente numa longa viagem, tem a mãe doente. Assim, Giovanni é obrigado a aceitar pequenos empregos e tarefas, antes e depois do horário escolar, para alimentar a família, desenvolvendo neste contexto uma amizade com outro jovem, Campanella. No final de um dia de muitas atribulações, Giovanni e Campanella dão por si a embarcar num estranho comboio a vapor que surge do céu.
    Nele viajam pela nossa galáxia conhecendo todo o tipo de pessoas e apercebendo-se deste modo da vastidão e da riqueza do ser humano e da ciência, que o arrancaram da mera sobrevivência para dominarem o universo. Com esta viagem, os dois jovens percebem que há muito mais mundo para lá das suas vidas limitadas.
    Uma viagem de descoberta da humanidade, das maravilhas da natureza e da capacidade de sonhar do ser humano e uma narrativa sobre o modo como a ciência pode transformar os sonhos em realidade.
    Esta novela de Kenji Miyazawa foi adaptada a diversas séries de televisão e filmes de animação.
    Neste volume juntamos também a novela «A vida de Gusukō Budori», que é traduzida pela primeira vez numa língua ocidental, tendo também sido já adaptada ao cinema duas vezes e abordando temas semelhantes.

    «As fábulas de Miyazawa são o que de melhor e de mais belo foi escrito no século XX.» David Mitchell
    «Ninguém sonhou o mundo como Miyazawa.» Michael Ende (autor de «História Interminável»)

Ler mais

Amostra

Autor

Kenji Miyazawa

Kenji Miyazawa (1896-1933) é considerado o pai da moderna literatura infantil japonesa. As suas obras estão traduzidas em todo o mundo, sendo lidas por leitores de todas as idades. Nascido numa região pobre do Japão que produzia unicamente arroz, Miyazawa era filho de um casal de prestamistas bastante rico. O ano de 1918 foi de mudanças na sua vida. Incompatibilizou-se com o pai devido ao facto de se ter juntado a uma seita budista diferente da comum na região e formou-se em Agronomia, numa altura em que já escrevia com voracidade. Nesse ano, tornou-se também vegetariano. Em ruptura total com os pais, abdica da sua posição de filho primogénito e parte para Tóquio, onde vive como monge budista em pobreza quase total. Dá aulas práticas de agricultura nos campos sendo responsável pela melhoria das condições devida dos agricultores japoneses. Ao longo deste tempo e de vários períodos de doença devido à má nutrição e às condições de pobreza em que vivia e que, anos mais tarde, o levaram à morte, Miyazawa foi publicando livros e panfletos de poesia e contos infantis. As suas obras defendem a importância da ciência para melhorar a vida de todas as classes sociais. Miyazawa defende que a aliança entre a ciência e a devoção à natureza são a única forma de melhorar a vida humana. A sua influência nos meios literários foi crescendo constantemente até que nos anos 80 e 90 do século XX Miyazawa foi finalmente reconhecido como um dos mais importantes, inovadores e excepcionais escritores japoneses de todos os tempos. As suas obras estão publicadas em mais de 50 países. A sua poesia foi musicada e as suas ficções adaptadas a dezenas de filmes e séries.

Ler mais