Partilhar

+5% em Cartão Almedina
15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Como pérolas negras num areal insular, estas histórias distinguem-se pelo terror que encerram.

Quando uma mulher assume um compromisso amoroso, tende a acrescentar no seu peito uma cláusula segundo a qual viverá somente para o homem a quem se entrega. Mas o que acontece quando a pessoa por quem se apaixonou deixa de existir no corpo em aprendeu a encontrá-la?

Ao longo de várias situações de abandono e de indiferença perante a violência que invade as suas casas, mas também com o apoio e a força de algumas amizades por vezes inesperadas, as protagonistas femininas destes contos encontram no respeito por si próprias a chave que tanto procuravam para o amor verdadeiro. No entanto, as histórias que compõem este livro não são só sobre mulheres. Nelas figuram também homens que se deixam consumir pela ambição e por um desmedido complexo de inferioridade, adolescentes que fervilham de revolta e anseiam por justiça, crianças que demasiado cedo reconhecem o desencanto dos cenários macabros que as rodeiam. Por entre finais felizes e outros nem tanto, deixe-se envolver pelas narrativas aqui reunidas, que arrepiam de tão próximo que rasam a frieza da realidade.


Ler mais

Autor

Maria da Luz Ferreira de Barros

Maria da Luz de Oliveira Barbosa Ferreira de Barros em Lobão, concelho de Santa Maria da Feira, em 1957. Em 1992, licenciou-se em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, tendo recebido, em 1994, o prémio Fundação Eng.º António de Almeida, atribuído aos melhores alunos da licenciatura. Em 1996, concluiu o Mestrado em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e em 2000, terminou o Curso de Doctoramiento pela Faculdad de Filosofia y Letras da Universidad de Valladolid. Nos seus estudos, e em diversas intervenções e congressos em que participou, sempre privilegiou a causa feminina, desde tempos medievos, mormente os abusos cometidos sobre as mulheres.

Trabalhou, anos depois, numa Residência Temporária de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e, posteriormente, em projetos de Apoio à Igualdade de Oportunidades, tanto em Portugal, como no Espaço das Comunidades Portuguesas no Mundo.

Na área da literatura publicou alguns contos: «E assim foi…», na coletânea Contos e Vidas em Estórias, «Passado Abandonado», na coletânea, formato e-book, Não Vão os Lobos Voltar, «As viagens de Manuel», na coletânea Os Elos da Língua Portuguesa. É coautora do livro «Marcados pelo Destino».

Em 2019, publicou o seu primeiro romance «A Escolha».

Ler mais