Partilhar

Desconto: 10%
14,38 € 15,98 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Maria Baganha deixou uma marca indelével, que as gerações vindouras de investigadores não poderão ignorar. Fazer ciência é também saber posicionar-se em relação ao adquirido, ao que as gerações que nos precederam e aquela a que pertencemos fizeram, e contribuir para a construção de uma ciência cumulativa. Por essa via, fazer ciência é também construir uma comunidade de pares, com os seus marcadores – eventos, instituições, pessoas. Maria Baganha pertence, por mérito próprio, à galeria das referências dos estudos sobre migrações. O maior tributo que se lhe pode prestar é a utilização das categorias da sua obra como hipóteses que merecem ser testadas. Era exatamente essa atitude crítica, o culto do rigor e o princípio básico da problematização que ensinava aos seus alunos.

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor(es)

José Carlos Marques

Professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) (CIID) do IPL. Os seus interesses de investigação têm incidido sobre a migração internacional, as políticas migratórias, os fluxos migratórios portugueses, a integração dos imigrantes, as práticas transnacionais dos migrantes, a migração altamente qualificada e a inserção dos imigrantes na sociedade portuguesa. Participou, entre outros, nos projectos internacionais “The Political Economy of Migration in an Integrating Europe”, “Migrants’ transnational practices in Western Europe” e “Migrants and ethnic minorities on the margins” e em vários projectos sobre a imigração e emigração portuguesa, tendo publicado os resultados destes projectos em diferentes artigos e livros.

Ler mais

Pedro Góis

Licenciou-se em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde obteve um Mestrado e um Doutoramento em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação. A sua carreira académica tem-se desenvolvido em paralelo no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Laboratório Associado, onde é investigador, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde é docente desde finais dos anos 90. É ainda professor de Políticas e Mediação Cultural no Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração, sobre identidade étnica transnacional cabo-verdiana e sobre emigração brasileira para a Europa. Nos últimos anos foi relator e/ou consultor da Organização Internacional de Migrações e da Rede Europeia de Migrações em diferentes ocasiões.

Ler mais

Maria Lucinda Fonseca

Professora Catedrática do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, coordenadora científica do doutoramento em migrações da Universidade de Lisboa e coordenadora do Núcleo MIGRARE – Migrações, Espaços e Sociedades, do Centro de Estudos Geográficos. Desenvolve investigação sobre migrações internacionais, problemas sociais urbanos, desenvolvimento das áreas rurais e políticas de migração e integração. Coordenou e participou em diversos projectos de investigação, nacionais e europeus, nos domínios das migrações internacionais, exclusão social em áreas urbanas, relações inter-étnicas e migrações e desenvolvimento nas áreas rurais. Pertence ao Conselho Directivo do Projecto Internacional Metropolis e ao Conselho de Directores da Rede de Investigação Europeia IMISCOE - International migration, integration and social cohesion in Europe. É autora de livros e artigos científicos, publicados em Portugal e no estrangeiro.

Ler mais

João Peixoto

Professor no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL) e investigador no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, da mesma instituição. Estudou sociologia no ISCTE, Lisboa, e obteve o doutoramento em sociologia económica e das organizações no ISEG/UTL. As suas principais áreas de investigação são as migrações internacionais, demografia e sociologia económica. Esteve envolvido em projectos de investigação em vários domínios científicos, incluindo migrações altamente qualificadas, imigrantes e mercado de trabalho, políticas de imigração, emigração portuguesa, impactos demográficos e imigração na Europa do Sul. É autor de vários livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Ler mais