Partilhar

Mao: A Historia Desconhecida

Vários

Indisponível


Desconto: 25%
26,47 € 35,29 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Da autora de Cisnes Selvagens, uma biografia de Mao Tse-tung que promete revolucionar o género tanto na abordagem como no conteúdo, e nos revela um Mao ainda desconhecido do Ocidente. É o trabalho de uma década de investigação, baseado em entrevistas inéditas e em material de arquivo nunca antes consultado.

O estrondoso sucesso de vendas de Cisnes Selvagens permitiu a Jung Chang e ao seu marido, o historiador Jon Halliday, dedicar os últimos 10 anos a uma biografia de Mao Tsé-tung que promete reescrever a História. O seu principal objectivo é demolir os princípios basilares que sustentaram o regime maoísta e desconstruir o mito de Mao como o criador benevolente da China moderna.

Na China, onde Mao Tsé-tung é ainda oficialmente lembrado como um herói revolucionário e o seu retrato permanece na Praça de Tiananmen, a publicação de Mao: A História Desconhecida não foi autorizada. Os autores adiantam que o Governo Chinês desencorajou pessoas do círculo mais próximo de Mao a aceder ao seu convite para serem entrevistadas. O aviso teve o efeito contrário.

Na lista de centenas de entrevistados, destacam-se familiares e pessoas do círculo mais íntimo de Mao que nunca tinham falado antes (intérpretes, criados, guarda-costas, médicos, namoradas), assim como praticamente todas as pessoas fora da China com quem este teve uma ligação significativa. Estão incluídos seis Presidentes, seis Primeiro-Ministros, e cinco Ministros estrangeiros. Destacam-se os depoimentos de George Bush Snr, Henry Kissinger, Gerald Ford, Edward Heath, Imelda Marcos, o Presidente Mobutu e o Dalai Lama. Para além destes testemunhos na 1ª pessoa, os autores conseguiram consultar arquivos de acesso condicionado em várias partes do mundo, incluindo os arquivos recém-abertos do antigo governo comunista de Moscovo, arquivos da Albânia, e da antiga Alemanha do Leste.

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais