Partilhar

Manuel Sérgio - Obra Seleta - Volume I - Ciência da motricidade humana

Gustavo Pires

Em Stock



Desconto: 10%
18,00 € 20,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

MANUEL SÉRGIO é o sábio construtor de uma ponte entre a Filosofia e a Educação Física. O feliz cruzamento interdisciplinar que concretizou entre nós passou, precisamente, por mudar a designação de «Educação Física» para «Ciência da Motricidade Humana».

O nome primitivo assentava na premissa cartesiana da separação entre o corpo e o espírito, ao passo que o novo visava superar a dita divisão, uma vez que a motricidade humana, se tem obviamente uma parte corporal, tem também uma outra, não menos relevante, que é eminentemente mental: as duas têm de estar bem articuladas para que o corpo se mova da melhor maneira, por exemplo na prática de uma modalidade desportiva.

Mas nada do que é o corpo humano em movimento é estranho à Ciência da Motricidade Humana: a dança, o circo, a ergonomia, a reabilitação, etc. A máxima do poeta romano Juvenal dos séculos I e II da nossa era mantém-se atual: mens sana in corpore sano. O presente conjunto de Obras Seletas cumpre a função de apresentar ao leitor interessado o sumo da extensa obra de Manuel Sérgio e de o dar a beber a quem tiver sede. Faltava um abrégé que permitisse a todos e quaisquer interessados – e os novos são muito bem-vindos – orientarem-se no corpo denso e fascinante do pensamento de Manuel Sérgio sobre o movimento do homem. Agora já não falta!

Adaptado do Prefácio de Carlos Fiolhais

OBRA SELETA – 4 VOLUMES

O essencial do pensamento Sergiano foi organizado por uma competente equipa editorial em quatro volumes.

O primeiro, coordenado por Gustavo Pires, trata a CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA.

O segundo, coordenado por Gonçalo M. Tavares, intitula-se O DESPORTO ENQUANTO PROJETO ÉTICO E POLÍTICO.

O terceiro, FILOSOFIA, CORPOREIDADE, DESPORTO-CULTURA, é da responsabilidade de Miguel Real.

Por último, o quarto volume, POESIA TODA, reúne a totalidade da sua produção poética e é da responsabilidade de Luísa Paolinelli.

Ler mais

Autor

Gustavo Pires

Licenciado em Educação Física e Doutorado em Motricidade Humana – Organização e Treino pela Univ. Técnica de Lisboa / Fac. de Motricidade Humana. Professor Catedrático na Fac. de Motricidade Humana da Univ. Técnica de Lisboa. Leciona no curso de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Gestão do Desporto onde é regente das disciplinas de: Introdução à Gestão do Desporto; Estrutura das Organizações Desportivas; e Olimpismo e Jogos Olímpicos. Foi responsável pelo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar; Foi colaborador da Federação Portuguesa de Vela e do Sporting CP. É Presidente da Direção do Fórum Olímpico de Portugal. É fundador e Membro Honorário da European Association for Sport Management (EASM) bem como fundador e associado nº 1 da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD).

Ler mais