Partilhar

Manual de Gestão de Empresas Familiares

Luís Todo Bom

Em Stock



Desconto: 20%
21,27 € 26,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro, agora em segunda edição, mantém as suas caraterísticas de manual eminentemente prático que expõe as modernas teorias de gestão, e que, beneficiando da vasta e rica experiência do autor como consultor e administrador de grupos empresariais familiares, lhe confere um caráter de guião do caminho a percorrer pelas empresas familiares para o sucesso, a perenidade e a estabilidade.

Esta segunda edição, para além de abordar novos temas, complementares e necessários para uma melhor compreensão da realidade das empresas familiares, inclui um caso prático, a partir do qual os leitores podem testar os seus conhecimentos, aplicando as várias ferramentas e modelos teóricos a um grupo empresarial complexo, construído especificamente para este fim.

Uma vez que o insucesso e o mau desempenho destas empresas estão, com muita frequência, na base de conflitos e na desagregação da família, em particular, na fase de sucessão, o autor fornece pistas, conselhos e traça quadros de atuação para evitar os erros mais comuns e aumentar o desempenho e a excelência deste tipo de organizações.

Nos quinze capítulos em que se estrutura o livro, agora revistos e complementados, e numa perspetiva de saber fazer são expostas e explicadas as ferramentas teóricas da gestão adaptadas e ajustadas às empresas familiares.

Como leitores privilegiados deste livro, encontram-se os quadros e gestores de empresas familiares, quer sejam membros da família ou não, e que pretendam adquirir ou melhorar os seus conhecimentos de gestão empresarial.

E porque o sistema família-empresa é abordado de forma integrada, a sua leitura será recomendável aos próprios empresários e a todo o tipo de quadros que exerçam atividades nas organizações da sua família.


Este manual representa um valioso instrumento de ensino para as nossas universidades na área da formação em gestão, na medida em que promove a aquisição de uma visão intelectualmente estruturada das especificidades e dinâmicas próprias das empresas familiares, potenciando o sucesso profissional e o contributo para a organização dos muitos jovens que, anualmente, ingressam em empresas familiares.

António Gomes Mota

Professor Catedrático do Iscte-IUL

Presidente do CA da EDPRenováveis

Este manual é de leitura «obrigatória» para os gestores de empresas familiares. O rigor analítico e o profundo conhecimento prático que o Luís Todo Bom colocou na elaboração do livro, torna-o uma verdadeira ferramenta de gestão, em especial em relação à necessidade de desenhar e implementar uma visão estratégica consistente, de médio e longo prazo.

António Bernardo

Roland Berger – Global Senior Advisor

O progresso deve-se a poucas pessoas que veem as necessidades das sociedades e as satisfazem para benefício de todos. Implica uma enorme resistência às dificuldades e, nessa medida, é um processo de seleção quase natural. Assegurar a perpetuação dessas qualidades, através da sucessão, é uma atitude de bom senso, mas que carece de estudo. O que este manual propõe.

Pedro Ferraz da Costa

Presidente do Forum para a Competitividade

Presidente do CA do Grupo Iberfar


Este livro, mais uma vez, confirma a importância da governance na boa gestão da empresa e da família. E quando se privilegia competência e talento, os resultados aparecem. Com bons resultados, assegura-se o bom desempenho da empresa, o seu futuro e a união da família em torno do sucesso.

António Rios Amorim

Presidente do CA da Corticeira Amorim


Gerir empresas familiares é mais do que mero exercício de empreendedorismo, instinto, talento inspiracional, esforço de trabalho, ou sorte.

Eis um elemento de leitura acessível e pedagógica e de consulta insubstituível, no contexto das obras publicadas em Portugal, ou até internacionalmente, aplicável à realidade portuguesa.

Adicionalmente, é fundamental estar atento à problemática complementar da sucessão, sabendo prepará-la tendo em conta os aspectos referidos pelo autor.

Recomendo a obra vivamente.

Pedro Rebelo de Sousa

Managing partner da SRSLegal

Presidente do CG do Instituto Português de Corporate Governance


Para as empresas familiares poderem crescer exponencialmente em Portugal, é essencial a disponibilização de informação de qualidade à banca, bem como planos de negócios adequados e equipas de gestão pragmáticas, eficazes e eficientes.

Este livro de Luís Todo Bom é um meio à disposição de todos, para que a teoria apresentada seja transposta para a prática.

É um instrumento de consciencialização da necessidade de robustecer os modelos de negócio.

Não esqueçamos que a empresa-família é uma realidade bem presente no tecido empresarial português.

Paulo Moita Macedo

Presidente da CE da Caixa Geral de Depósitos


Ler mais

Amostra

Autor

Luís Todo Bom

LUÍS TODO BOM. É engenheiro químico (IST) e MBA (UNL/Wharton Sch.). Teve formação executiva nas universidades de Stanford e Cranfield. É professor convidado do ISCTE Executive Education. É membro conselheiro e especialista em engenharia e gestão industrial da Ordem dos Engenheiros e da Academia de Engenharia. Foi e é consultor e administrador não-executivo de diversas empresas, em vários setores, incluindo grupos familiares. Foi presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Portugal Telecom e do Fundo de Turismo e vice-presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Marconi e da AIPortuense. Lecionou no ISCTE as unidades curriculares Projeto Empresarial, Gestão Estratégica e Gestão da Inovação. Foi Secretário de Estado da Indústria e Energia do X Governo Constitucional.

Ler mais