Partilhar

Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais - DSM-5-TR ( Texto Revisto )

American Psychiatric Association

Em Stock



Desconto: 10%
85,41 € 94,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Quinta Edição, Texto Revisto, é o produto de uma extensa revisão do DSM-5 que foi desenvolvida pela Associação de Psiquiatria Americana desde 2012.
Ao contrário daquela que foi a opção para a revisão do texto da quarta edição — que atualizou o texto, mas manteve inalterados os critérios de diagnóstico —, a presente revisão do texto quis, de forma global e aprofundada, reescrever o Manual, focando-se não apenas numa muito relevante revisão dos textos descritivos das perturbações mentais nele classificadas, mas também na alteração dos critérios de diagnóstico de mais de 70 perturbações, na adição do novo diagnóstico de Perturbação de Luto Prolongado, entre outras alterações de relevo que, por exemplo, visaram a garantia de que era utilizada uma linguagem desestigmatizante e inclusiva.
A presente edição portuguesa, resulta de uma tentativa rigorosa de tradução fiel do texto original para português continental. Para tal, contribuiu, indubitavelmente, a opção por fazê-la com recurso a uma equipa de médicos de pequena dimensão, todos eles com formação específica em Psiquiatria e Saúde Mental, dado que se considerou que era importante que a equipa estivesse familiarizada com a prática clínica e com a terminologia nela utilizada.
Tal opção tornou o processo mais moroso, mas acrescentou, no nosso ver, maior qualidade global ao texto final que, certamente não isento de erros ou gralhas, procurou ser a tradução mais coerente e homogénea das edições portuguesas publicadas até à data.
Ciro Oliveira ( In Prefácio )

Ler mais

Autor

American Psychiatric Association

Ler mais