Partilhar

Mário Cesariny: A Obra ou a Vida

Maria Silva Prado Lessa

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
21,60 € 24,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Buscamos demonstrar que as múltiplas facetas da produção cesariniana se encontram no cruzamento entre arte e vida, num esburacamento da fronteira entre identidade civil e aventura criadora que se encontra incorporada na atitude pública do artista enquanto poeta. Não defendemos, portanto, que a análise dessa figura nos vá revelar um «eu» fixo, verdadeiro e secreto, ou nos mostrar o fundo íntimo do sujeito, ligado à revelação de uma dimensão biográfica que explique a obra, ainda que a mitografia sobre o artista e a criação de uma narrativa sobre uma vida «exemplar» contribuam justamente para uma tal abordagem da sua produção. Aquilo que nos parece relevante é, justamente, a indissociabilidade do projeto poético que identificamos em sua obra multioficinal e a elaboração performática (e performativa) de uma figura de poeta, concebida como gesto de liberdade, como exercício em ato de produção de singularidade.

Ao investigar os modos de produção dessa figura em diversos momentos de sua trajetória e em suportes distintos, pretendemos estabelecer um paradigma de leitura da obra de Mário Cesariny em que a figura do poeta, pensada em termos de uma performance, é convocada como peça-chave de interpretação da «obra como um todo».

[Maria Silva Prado Lessa]

Maria Silva Prado Lessa (Rio de Janeiro, 1992) é professora de literatura.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre e doutora em Literatura Portuguesa pela mesma instituição, com períodos de investigação na Universidade do Porto e no espólio de Mário Cesariny (1923-2006), depositado na Fundação Cupertino de Miranda. Sua investigação é voltada principalmente para a obra de Cesariny, poeta que guia a caminhada rumo ao Surrealismo e a abordagens expandidas do conceito de poesia. É autora de diversos artigos e ensaios dedicados a esses temas e à poesia portuguesa. É pesquisadora pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, onde desenvolve projeto sobre a experiência poética em tempos de pandemia na universidade pública brasileira.

Ler mais

Autor

Maria Silva Prado Lessa

Maria Silva Prado Lessa (Rio de Janeiro, 1992) é professora de literatura. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre e doutora em Literatura Portuguesa pela mesma instituição, com períodos de investigação na Universidade do Porto e no espólio de Mário Cesariny (1923-2006), depositado na Fundação Cupertino de Miranda. Sua investigação é voltada principalmente para a obra de Cesariny, poeta que guia a caminhada rumo ao Surrealismo e a abordagens expandidas do conceito de poesia. É autora de diversos artigos e ensaios dedicados a esses temas e à poesia portuguesa. É pesquisadora pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, onde desenvolve projeto sobre a experiência poética em tempos de pandemia na universidade pública brasileira.

Ler mais