Partilhar

Desconto: 20%
12,80 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

[…] "Londres mudou a minha vida para sempre.
Após o primeiro impacto, que me deixou surpreendido com tantos espaços verdes e tantas casas com tijolo à vista, impressionaram-me sobretudo o comportamento dos seus habitantes e o à-vontade com que circulavam e discutiam a situação política.
Surpreendeu-me a forma delicada como pediam desculpa e agradeciam por qualquer coisa e, contrariamente à lenda, fiquei admiradíssimo pela naturalidade das muitas expressões de afecto que trocavam entre si no dia-a-dia [...]
Mais surpreendente ainda foi ver a espontaneidade com que toda a gente usava o verbo amar. Amar, verbo regular, sem conotações ambíguas, superlativo do nosso tímido gostar.
Mas para mim, aquilo que me deixou à porta do inimaginável, foi deparar com a maneira como esse povo lidava com os seus organismos públicos, naturalmente, sem qualquer temor, esperando deles apenas o cumprimento correcto das obrigações do Estado para com os seus cidadãos.
Depois encheu-se-me a alma do anonimato maravilhoso da cidade, imensa, monumental, cosmopolita, cheia de gente apressada, mas para quem o bulício era o respirar tranquilo daquelas ruas e daquelas praças.
Senti que o mundo inteiro se me abria, e que, pela primeira vez na minha vida, estava só, mas vivia em liberdade.”

Ler mais

Autor

Luís Amorim de Sousa

Nasceu em 1937, em Nova Lisboa, Angola. Passou a infância em Lisboa e partiu para Moçambique em 1950, onde residiu nove anos.

Entre 1959 e 1976 viveu em Londres, cidade onde estudou e exerceu várias profissões de ocasião até ingressar na BBC. Nesta, foi locutor, produtor e diretor de programas da Secção Portuguesa.

Deixou Londres nessa data para ir ocupar o cargo de Conselheiro de Imprensa junto da Embaixada de Portugal em Washington, onde permaneceu até janeiro de 1995, data em que foi transferido para Brasília. Em 1997, foi novamente transferido para Londres, onde permaneceu até se reformar. Vive atualmente em Cascais.

Ler mais