Partilhar

Lendas, Mitos e Ditos de Portugal

Hélder Reis

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 20%
11,93 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Estórias divertidas de um Portugal cheio de estórias.

Ao longo destes 20 anos como repórter, tenho ouvido tantas estórias dos lugares por onde passo. Delicio-me com as lendas que se transmitem de geração em geração, onde não falta uma pitada de mistério, aplaudo os heróis que, ao longo dos séculos, deram a vida pelo país em batalhas recheadas de mitos e pormenores curiosos, solto uma boa gargalhada com alguns ditos curiosos das terras, emociono-me com o orgulho das pessoas pelo seu passado e, confesso, fico com fome quando me contam as estórias por detrás de alguns pratos tradicionais portugueses.

Neste livro reuni algumas destas estórias que tanta gente boa tem partilhado comigo. Sou um curioso por natureza, logo pesquisei em livros e entrevistei a população local sobre alguns dos ditos, mitos e lendas do nosso país.
Sabe onde fica a terra que é chamada de «penico de Portugal»? De onde vem a expressão andar sempre com o credo na boca? Já passou pela freguesia Amor, em Leiria? Conhece a lenda da serra que quase toca nas estrelas, das trutas de ouro, das duas caras de Guimarães, da lenda de São Macário e do Santo António da ilha Terceira? Já ouviu falar de uma valente discussão que agitou os rios Mondego, Alva e Zêzere? Estudou os mitos em volta da Batalha de São Mamede ou da chamada Guerra das Laranjas? E a origem das rabanadas, das cavacas, dos tremoços de que tanto gosto ou da famosa francesinha?

Ler mais

Autor

Hélder Reis

Ler mais