Partilhar

Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Compasso dos Ventos Editora apresenta uma inédita e exclusiva edição de luxo em capa dura bilíngue de um dos menos conhecidos e um dos mais escandalosamente divertidos romances de Jane Austen: “Lady Susan”.

A bela Lady Susan Vernon, viúva há pouco tempo, busca um novo e vantajoso matrimónio para si, ao mesmo tempo em que tenta um casamento para a sua filha com um homem que ela detesta. Ela preenche a sua agenda de compromissos com convites para visitas estendidas aos parentes e por uma série de manobras astuciosas, de modo a atingir o seu plano principal. Lady Susan, escrito entre 1794 e 1805, mas publicado apenas em 1871 por James Edward Austen-Leigh, sobrinho da escritora, é um magnífico romance epistolar, frequentemente provocativo, sobre os costumes e os modos das primeiras décadas do século XIX, em Inglaterra, que tornou-se um dos favoritos dentre os leitores de Jane Austen. Escandalosamente divertido e artisticamente melodramático, LADY SUSAN é um romance quase esquecido dentro do magnífico conjunto da obra de Jane Austen, menosprezado pela comparação com os seus seis romances maiores. Uma vez que poucos romances podem superar ou equivaler-se às obras-primas de Jane Austen, LADY SUSAN deve ser aceito pelo que realmente é: uma peça encantadora e muito divertida, elaborada por uma jovem escritora que apresenta-nos personagens interessantes e provocantes e que também revela-nos a sua compreensão inicial das maquinações sociais através de uma linguagem muito requintada. O maior desafio de Jane Austen parece residir nas limitações do formato epistolar onde a narrativa é revelada gradativamente através da perspetiva de uma pessoa e, em seguida, através da reação e resposta do outro, o que não permiti a energia do diálogo direto ou a variação de descrições de cena ou arredores. Dadas as suas limitações narrativas ainda é uma joia brilhante, inteligente, intrigantemente mal intencionado. A história já foi adaptada para as mais variadas médias, principalmente para o teatro e para televisão, sendo a mais conhecida a versão de 2009, produzida pela BBC e a versão para teatro apresentada em 2012 em Nova Iorque, em uma coprodução do TheaterLab e Triangle Theater, além da adaptação para o grande ecrã “Amor & Amizade”, de 2016, estrelada por Kate Beckinsale, Chloë Sevigny, Xavier Samuel e Stephen Fry.  

Ler mais

Autor

Jane Austen

Jane Austen (1775-1817): Escritora inglesa proeminente, considerada como uma das maiores figuras da literatura inglesa, ao lado de Shakespeare, Dickens e Wilde, representa o exemplo de escritora, cuja vida protegida e recatada em nada reduziu a estatura e o dramatismo da sua ficção. A fama de Jane Austen perdura através de seis obras-primas principais: SENSIBILIDADE E BOM-SENSO (1811), ORGULHO E PRECONCEITO (1813), MANSFIELD PARK (1814), EMMA (1815), PERSUASÃO (1818) e A ABADIA DE NORTHANGER (1818), publicados postumamente. LADY SUSAN (escrito entre 1794 e 1805), The Brothers (iniciado em 1817, deixado incompleto e publicado em 1925 com o título SANDITON) e OS WATSONS (escrito por volta de 1804 e deixado inacabado) são outras de suas obras. Deixou ainda uma produção juvenília, uma peça teatral - SIR CHARLES GRANDISON, OR THE HAPPY MAN: A COMEDY IN SIX ACTS - poemas, registros epistolares e um esboço para um novo romance.

Ler mais