Partilhar

Lady Susan

Jane Austen

5 dias


Desconto: 20%
10,40 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A bela Lady Susan Vernon, viúva há pouco tempo, busca um novo e vantajoso matrimónio para si, ao mesmo tempo em que tenta um casamento para a sua filha com um homem que ela detesta. Ela preenche a sua agenda de compromissos com convites para visitas estendidas aos parentes e por uma série de manobras astuciosas, de modo a atingir o seu plano principal.
Lady Susan, escrito entre 1794 e 1805, mas publicado apenas em 1871 por James Edward Austen-Leigh, sobrinho da escritora, é um magnífico romance epistolar, frequentemente provocativo, sobre os costumes e os modos das primeiras décadas do século XIX, em Inglaterra, que tornou-se um dos favoritos dentre os leitores de Jane Austen.
Escandalosamente divertido e artisticamente melodramático, Lady Susan é um romance quase esquecido dentro do magnífico conjunto da obra de Jane Austen, menosprezado pela comparação com os seus seis romances maiores. Uma vez que poucos romances podem superar ou equivaler-se às obras-primas de Jane Austen,
Lady Susan deve ser aceito pelo que realmente é: uma peça encantadora e muito divertida, elaborada por uma jovem escritora que apresenta-nos personagens interessantes e provocantes e que também revela-nos a sua compreensão inicial das maquinações sociais através de uma linguagem muito requintada. O maior desafio de Jane Austen parece residir nas limitações do formato epistolar onde a narrativa é revelada gradativamente através da perspetiva de uma pessoa e, em seguida, através da reação e resposta do outro, o que não permiti a energia do diálogo direto ou a variação de descrições de cena ou arredores. Dadas as suas limitações narrativas ainda é uma joia brilhante, inteligente, intrigantemente mal intencionado.
 A história já foi adaptada para as mais variadas médias, principalmente para o teatro e para televisão, sendo a mais conhecida a versão de 2009, produzida pela BBC e a versão para teatro apresentada em 2012 em Nova Iorque, em uma coprodução do TheaterLab e Triangle Theater, além da adaptação para o grande ecrã “Amor & Amizade”, de 2016, estrelada por Kate Beckinsale, Chloë Sevigny, Xavier Samuel e Stephen Fry.

Edição Bilingue: Português/Inglês.


Ler mais

Autor

Jane Austen

Ler mais