Partilhar

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Era uma vez uma terra onde os meninos de rua eram filhos do vento e filhos do sol. Era uma terra com vários pedaços de terra. Era uma terra com história. Era uma terra país.

Katxor de Rua conta a estória de uma cidade onde os meninos de rua têm medo do escuro e da solidão. Sem eira nem beira, as crianças daquela cidade são o rosto da agonia que habita os corpos flamejados de uma humanidade fracassada. Esta estória integra o projeto literário e educativo, Estórias de Meu País, do autor João Fonseca. É composto por cinco estórias infantojuvenis, resultado dos vários anos que o autor passou nas ilhas de Cabo Verde e das pessoas, paisagens e situações que ali encontrou.

O projeto surgiu em 2017, em colaboração com alguns artistas da Aldeia RabelArte, da Comunidade dos Rabelados de Espinho Branco. Em 2018, saiu o primeiro volume, As Tartarugas Também Choram, ilustrado por Sabino Gomes Horta. Seguiu-se Burro Carga-d’água, em 2019, em parceria com João Baptista (Fico), da mesma comunidade.

Além dos livros, o autor promove, junto de escolas, as atividades «Fora de Portas» do projeto Estórias do Meu País Inventado. Até 2020, deram origem a uma intervenção singular na vida cultural e educativa cabo-verdiana, envolvendo a promoção da leitura, da pintura e do teatro nas escolas do arquipélago. Ao mesmo tempo, contribuiu para afirmar o trabalho dos artistas da Aldeia RabelArte. Com o regresso do autor a Portugal, a impossibilidade de continuar a trabalhar com os artistas da Aldeia RabelArte obrigou-o a explorar novas abordagens, mantendo a ligação estética a Cabo Verde e a África.

Katxor de Rua é um momento de viragem, assinalando a chegada do projeto a Portugal e o início da colaboração com novos artistas cabo-verdianos.


Ler mais

Autor

João Fonseca

João Pedro Neto Fonseca (1988) nasceu e cresceu numa pequena aldeia do Baixo Mondego, perto da Figueira da Foz.

Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em 2016, já no interior da ilha de Santiago, Tarrafal, iniciou a sua aventura no mundo da literatura infantojuvenil e escreveu as primeiras páginas do projeto literário «Estórias do Meu País Inventado». Publicou As Tartarugas Também Choram (2018) e Burro Carga-d’água (2019). Em 2020, foi beneficiário da bolsa de criação literária da DGLAB.

Ler mais