Partilhar

Introdução ao Pensamento Complexo

Edgar Morin

2 dias


Desconto: 20%
11,59 € 14,48 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Adquirimos conhecimentos extraordinários sobre o mundo [...] e, no entanto, por todo o lado, erro, ignorância, cegueira progridem simultaneamente com os nossos conhecimentos». Assim começa a Introdução ao Pensamento Complexo, esta pequena «grande» obra de Edgar Morin.
Mas onde Adorno e Heidegger concluíam que a «Razão é Totalitária» e balanceavam num «pessimismo descontrolado» face à razão, Morin oferece a ideia exactamente contrária, «uma tomada de consciência radical é-nos necessária» porque «estes erros, ignorâncias, cegueiras e perigos têm uma característica comum que resulta de um modo de organização do conhecimento mutilante, incapaz de reconhecer e aprender a complexidade do real».
É a esta «tomada de consciencia radical», a esta nova «organização do conhecimento», que permite apreender o mundo e a «complexidade do real», que Edgar Morin se dedica há mais de 40 anos, conforme o comprovam as suas inúmeras obras.
Mas Edgar Morin é um dos raros autores que atacou frontalmente as questões do método que permitem repensar o mundo de hoje com os instrumentos intelectuais do presente. E é neste enquadramento que é necessário colocar a presente reedição desta Introdução ao Pensamento Complexo.
Esta obra, imprescindível, permite lembrar três pontos importantes. Primeiro, que uma teoria do conhecimento é sempre uma teoria da sociedade, que uma das questões centrais das ciências continua a ser a do «problema da organização do conhecimento». Segundo, que o pensamento complexo, mesmo inacabado - sobretudo porque não é acabado - é um elemento fundamental na actual refelxão sobre os nossos sistemas de pensamento. Por fim, apesar da dificuldade deste trabalho de reflexão sobre o mundo, somos capazes de o fazer bem.
Como diz Edgar Morin, de forma bela, «estamos condenados ao pensamento incerto, a um pensamento crivado de buracos, a um pensamento que não tem fundamento algum de certeza. Mas todos somos capazes de pensar nestas condições dramáticas».

 

Ler mais

Autor

Edgar Morin

Ler mais