Partilhar

Imagens de uma Revolução - 25 de abril e a banda desenhada

Vários

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O 25 de Abril de 1974 é uma data fundamental da História de Portugal. Agora que passámos a viver mais tempo em Democracia do que em Ditadura, é importante, não só comemorar Abril, mas lutar contra o esquecimento. A Banda Desenhada, pela forma única como conjuga texto e imagem, foi utilizada de forma intensa para transmitir as mais diversas mensagens, antes e depois da Revolução, revelando-se um meio privilegiado para fixar a nossa História de forma dinâmica e atractiva sem abdicar do rigor.

Este livro profusamente ilustrado parte de anteriores trabalhos dos mesmos autores sobre a forma como o 25 foi tratado na BD, para construir uma visão global e actualizada das imagens que perduram da Revolução, por quem a viveu, e por quem ainda não era nascido em 1974. Porque uma revolução que foi desenhada pode ser discutida e reflectida, pode evoluir. Mas dificilmente será esquecida.

Depois de uma distribuição inicial com o jornal Público, em Abril de 2022, este livro de três investigadores portugueses, editado pel’A Seita em associação com a Levoir, e com o apoio do programa Garantir Cultura, chega finalmente às livrarias. Uma obra que retrata meio século de BD publicada em Portugal, contextualizando, identificando e analisando algumas obras de BD publicadas sobre a revolução de Abril de 1974, sobre a guerra colonial, as disputas partidárias e a transição para a democracia. A obra inclui ainda uma cronologia breve de acontecimentos que ajudam a enquadrar a revolução de Abril de 1974 e “uma breve síntese histórica” sobre o movimento marxista-leninista português, pelo jornalista Nuno Pacheco.


Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais