Partilhar

Iberografias 39 - Geografias e Poéticas da Fronteira - Leituras do Território

Cristina Robalo-Cordeiro

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
17,61 € 22,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Centro de Estudos Ibéricos é uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos, constituído pela Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda.

A ideia partiu do ensaísta Eduardo Lourenço na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999, tendo em vista a criação de um Centro de Estudos que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica como um todo.

Criado formalmente em Maio de 2001, o CEI tem vindo a afirmar-se como pólo privilegiado de encontro, reflexão, estudo e divulgação de temas comuns e afins a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiriça.

Ler mais

Autor

Cristina Robalo-Cordeiro

Cristina Robalo-Cordeiro é professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de que foi Vice-Reitora de 2003 a 2011. Ensaísta, tradutora e escritora, consagrou a sua investigação prioritariamente às culturas e às literaturas francesa e francófonas, tendo igualmente publicado monografias e artigos científicos em literatura comparada e em literatura portuguesa. Cônsul Honorária de França em Coimbra, Vice-Presidente da Associação Europeia de Estudos Francófonos, exerceu as funções de Directora do Bureau Magrebe da Agência universitária da Francofonia, em Rabat, de 2012 a 2016. Obteve um doutoramento de 3.º Ciclo, em Poitiers, sobre André Malraux, em 1980, e um doutoramento pela Universidade de Coimbra, sobre a obra de Jules Supervielle, em 1991. É autora de 17 livros (ensaios, novelas, romances e traduções), e de cerca de 200 artigos científicos. É coordenadora do Plano Nacional de Leitura para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, PNL2027 – Ler+ Ciência. Obteve o Prémio Richelieu Senghor de la Francophonie, em 2008, foi condecorada com a Legião de Honra (Cavaleiro), em 2014, e com a Ordem do Infante (Comendador), em 2015.

Ler mais