Partilhar

Humanização em Cuidados Paliativos

Abel García Abejas, Cristina Duarte

Em Stock



Desconto: 10%
19,98 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

No contexto atual, em que a Pessoa como sujeito único e irrepetível tem cedido espaço à Pessoa como objeto, é essencial e necessário fazer-se uma reflexão sobre o conceito de humanização em cuidados paliativos, onde o respeito pelo princípio de autonomia é fulcral na tomada de decisões focadas no cuidar.

Nesta obra, com uma abordagem integradora de várias áreas do saber, são desenvolvidos aspetos importantes para a necessária humanização do cuidado, como o controlo de sintomas, o sofrimento social e a pessoa doente em todas as suas dimensões, lançando desafios aos novos paradigmas da relação das equipas de cuidados paliativos com cada Pessoa.

Este livro destina-se às equipas de cuidados nas diferentes áreas envolvidas, estudantes, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas: é um manual para uma equipa multidisciplinar, inter e intradisciplinar, que nos convida à humanização do cuidar.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Abel García Abejas

Abel García Abejas – Licenciado em Medicina pela UEx (Extremadura – Espanha) em 2001 e Especialista em Medicina Geral e Familiar desde 2005. Mestre em Bioética e com a competência à Ordem dos Médicos em Cuidados Paliativos. Professor convidado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior nas disciplinas de Ética Medica e Bioética e de Cuidados Paliativos. Doutorando em Bioética no Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Coordenador da Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do Hospital Lusíadas Lisboa. Presidente da Comissão de Ética do Hospital Lusíadas Lisboa. Membro do Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

Ler mais

Cristina Duarte

Cristina Duarte – Doutora em Ciências Sociais, na especialidade de Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Mestre em Serviço Social-Gestão de Unidades Sociais e Bem-Estar e Licenciatura em Serviço Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; Formação Avançada em Gestão de Organizações do Terceiro Sector pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa; Coordenadora do Grupo Espiritualidade e Ciências Sociais; Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas e pós-graduada em Pedagogia do Ensino Superior pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada no ISCSP-ULisboa, coordenando a Formação Especializada em Inteligência Emocional, Inteligência Espiritual e Cuidados Paliativos. Assistente Social com trabalho de intervenção, entre outros, gestão de voluntariado, população em situação de sem-abrigo, multiculturalidade, alfabetização e capacitação de adultos, redução do absentismo escolar em crianças e adolescentes.

Ler mais