Partilhar

História da Contabilidade Portuguesa

Fora de Coleção

Vários

Em Stock



16,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este manual propõe e oferece uma viagem pela contabilidade portuguesa do século XX. O livro tem como destinatários principais as leitoras e os leitores da área das ciências empresariais e é especialmente indicado para contabilistas certificados, contabilistas, técnicos de contabilidade, professores de contabilidade de todos os níveis de ensino, estudantes de contabilidade de todos os níveis de ensino, ex-estudantes de contabilidade, empresários, gestores de empresas, revisores oficiais de contas, auditores financeiros, diretores financeiros, formadores em contabilidade, fiscalistas e, de um modo geral, pessoas que queiram aumentar a sua cultura geral sobre a contabilidade portuguesa.

Ancorado em mais de 240 referências bibliográficas e em cerca de 25 fontes primárias legislativas, a presente obra apresenta, comenta, analisa e discute a contabilidade portuguesa relativa ao período que se estende de

1900 a 2000. Para tanto, em forma de repositório cronológico, o livro dá a conhecer os marcos mais significativos da contabilidade em Portugal no século XX. Por conseguinte, procede, de forma absolutamente inédita, à divisão dos acontecimentos ocorridos nesta época em cinco temas/dimensões de análise: (1) associativismo; (2) ensino; (3) literatura; (4) normalização contabilística; e (5) profissão contabilística.

Esta investigação também confere destaque a uma detalhada contextualização política, económica e social do século XX português.

O texto recebeu, por unanimidade, o Prémio Nacional de História da Contabilidade “Martim Noel Monteiro” (2022 – 27.ª edição), um galardão anual atribuído pela Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC).

Este livro aspira a figurar nas bibliotecas de todos aqueles que gostam de contabilidade, que a ensinam, que a aprendem, que a divulgam, que a praticam, que a enobrecem com o seu exemplo e que dela fizeram e fazem a sua vida profissional. A estes últimos é o documento, com humildade, despretensiosamente dedicado.

Da autoria de Miguel Gonçalves, Márcia Simões, Raquel Ferreira e Cristina Góis.

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais