Partilhar

Histologia, Texto e Imagens - Histologia, Histogénese, Organogénese

Carlos Gonçalves, Vasco A. Bairos

Indisponível

Desconto: 20%
42,00 € 52,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Histologia, Texto e Imagens encontra-se organizada em vinte e quatro capítulos, cada um dos quais apresentando um pequeno texto inicial para que o leitor possa mais facilmente compreender e interpretar as imagens. Nesta introdução teórica está sempre incluída uma breve referência à histogénese e à organogénese dos tecidos ou órgãos abordados, reflectindo o ensino integrado da Histologia e da Embriologia, que hà mais de trinta anos é ministrado no Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Os capítulos referentes ao sangue e à hematopoise foram essencialmente elaborados pela Professora Doutora Fátima Martins, professora de Histologia e Embriologia e especialista em Patologia Clínica. O capítulo dedicado à cavidade oral contou com a participação da Professora Doutora Maria Helena Figueiredo, professora de Histologia e Embriologia e Regente da disciplina de Histologia e Embriologia da Licenciatura em Medicina Dentária. O aparelho reprodutor feminino é essencialmente da responsabilidade do Professor Doutor José de Sousa Barros, professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Coimbra.
Com a intenção de apresentar uma obra de carácter marcadamente pedagógico houve a preocupação de introduzir grande quantidade de imagens, procurando que fossem sempre da melhor qualidade. A iconografia apresentada resulta da selecção de microfotografias registadas por aquisição digital a partir de preparações histológicas do arquivo do Instituto de Histologia e Embriologia. Cada imagem microfotográfica é acompanhada da respectiva legenda, onde são assinaladas as formações mais relevantes.
A Histologia, ao estudar a morfologia das células e dos tecidos e a sua cinética funcional, constitui uma ciência cujo o conhecimento é fundamental para a adequada compreensão dos fenómenos biológicos dos organismos vivos. Assim, este livro destina-se a estudantes dos cursos de medicina, medicina dentária, medicina veterinária, farmácia e em geral aos alunos dos cursos das áreas da biologia e das ciências da saúde.

Ler mais

Autor(es)

Carlos Gonçalves

Carlos Alberto Gonçalves, nasceu em Luanda, Angola em 1955. Ingressou na Faculdade de Medicina de Luanda em 1973, tendo aí concluído o 1° ano, após o que se transferiu, em 1974, para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra onde terminou a licenciatura em 1979. Ainda como aluno do 3° ano do curso de Medicina foi con-tratatado, após concurso público, como Monitor para a Disciplina de Histologia e Embriologia. Doutorou-se em Histologia e Embriologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1998. Efectuou provas de Agregação em 2006. É investigador e membro fundador do Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento - FCT, desenvolvendo trabalho de investigação na área do desenvolvimento pulmonar. Efectuou o Internato de Especialidade de Pediatria no Serviço de Pediatria Médica do Centro Hospitalar de Coimbra, que terminou em 1989. Foi um dos elementos fundadores da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais da Maternidade dos HUC, que iniciou a sua actividade em 1992. Na Carreira Hospitalar é Assistente Hospitalar Graduado do Quadro do Serviço de Neonatalogia dos HUC.

Ler mais

Vasco A. Bairos

Vasco António Andrade Figueiredo de Bairos nasceu em Ponta Delgada, em 1939. Licenciou-se em Medicina em 1963 na Faculdade de Medicina de Coimbra, tendo nesse ano iniciado funções de 2° Assistente de Histologia e Embriologia da mesma Faculdade. Doutorou-se em Histologia e Embriologia em 1987 e efectuou a Agregação em 2001. É Director do Instituto de Histologia e Embriologia Professor Doutor Costa Simões da Faculdade de Medicina de Coimbra desde 1976. É encarregado de Regência da Disciplina de Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina de Coimbra desde 1976. Foi membro do Conselho Consultivo da Área das Ciências da Saúde do Instituto Nacional de Investigação Científica. Foi membro fundador do Centro de Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Desde 1981 é o Director do Laboratório de Microscopia Electrónica da Faculdade de Medicina de Coimbra. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Microscopia Electrónica. Foi fundador do Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento homologado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 1998, de que é o Coordenador Científico.

Ler mais