Partilhar

História do Pensamento Filosófico Português - Volume I

Pedro Calafate

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
12,72 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma obra fundamental e de grande fôlego, que faltava à nossa cultura e ao panorama editorial português. A "História do Pensamento Filosófico Português", que terá 5 volumes (para além deste, sobre a Idade Média, encontra-se também já disponível o do séc. XX) foi dirigida por Pedro Calafate e contou com a colaboração de cerca de 50 especialistas de universidades portuguesas e brasileiras.
Tratava-se, à partida, de um projecto difícil, pois grande parte da nossa "filosofia" está expressa na nossa tradição literária e histórica. Por isso o organizador desta obra preferiu chamar-lhe antes "pensamento filosófico português", que é algo mais abrangente e que ele próprio define assim, em curto balanço, numa entrevista ao suplemento "Leituras", do jornal "Público" (4/11/00): "Sem preocupações de exclusividade simplista, uma vez que se verifica o constante cruzamento de linhas de continuidade e de descontinuidade, posso arriscar dizendo que se constata uma forte presença de matriz cristã e do humanismo clássico, o que por si só não inviabiliza a tendência heterodoxa que, a partir da Geração de 70 e de Sampaio Bruno, se afirmou na nossa cultura filosófica, tendo no seu centro a questão de Deus e do mal. É no entanto possível sublinhar a importância de temas do foro teológico, ético, jurídico-político e também pedagógico.
"É também legítimo concluir que, em termos de importância e projecção correspondente, as escolas que mais marcaram a nossa história foram a escolástica e o positivismo. Curiosamente, reagindo contra o racionalismo e a disciplina escolástica e positivista, bem como ao racionalismo idealista e crítico de António Sérgio, vemos afirmar-se, sobretudo no século XX, uma tendência brumosa, uma filosofia de "raiz atlântica", mais aberta ao mito bem como à reflexão sobre o destino de Portugal, numa linha que vai de Pascoaes e Pessoa até Agostinho da Silva e António Quadros."


Ler mais

Autor

Pedro Calafate

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1981). Mestre (1985) e Doutor (1992) em Filosofia pela mesma Universidade. Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Especialista em Filosofia e Cultura em Portugal, com especial incidência no período moderno (séculos XV-XVIII), nomeadamente no estudo do Barroco e do Racionalismo Iluminista do século XVIII. Possui uma vasta lista bibliográfica.

Ler mais