Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
28,01 € 35,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Henry L’Évêque, pintor-gravador suíço natural de Genéve, constitui exemplo paradigmático dos artistas viajantes, repórteres de acontecimentos, ambientes e costumes que, numa cadência aventureira, cruzavam a Europa no período conturbado, no final do século XVIII. O presente conjunto de estudos que esta obra contém procura analisar a presença de L’Évêque em Portugal partindo de ângulos diferentes de abordagem, enriquecidos pelos contributos de distintos autores, construindo uma visão multidisciplinar, cruzando a arte, a sociedade e a política, no tempo das revoluções, com particular foco no período das guerras peninsulares, preenchendo uma evidente lacuna de investigação sobre o artista e a suas obras mais relevantes. O início deste projecto de investigação coincidiu com o período comemorativo da partida da corte portuguesa para o Brasil no contexto das Guerras Peninsulares, cujo bicentenário se celebrou em 2007. Foi, então, possível divulgar a existência de dois originais inéditos da autoria de L’Évêque na colecção da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Um outro momento comemorativo, o da passagem do trigésimo aniversário da fundação da UAL foi, porém, o motivo decisivo para oferecer ao público a presente colectânea de estudos, inscrevendo-a no conjunto de iniciativas que procuraram assinalar fixaram essa feliz efeméride. Neste contexto Henry L’Évêque: artista viajante, que agora oferecemos ao público, constitui o primeiro contributo do Departamento de História, Artes e Humanidades (DHAH) da UAL como forma de se associar às referidas comemorações.

Ler mais

Autor(es)

Agostinho Araújo

Ler mais

Foteini Vlachou

Ler mais

Miguel Figueira de Faria

Professor Catedrático do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa (DHAH-UAL). Investigador do Instituto de História da Arte (IHA FCSH-NOVA) e do Centro de Investigação em Ciências Históricas (CICH-UAL).

Tem obras publicadas nas áreas de História da Arte e da Imagem, Urbanismo, Património, Estudos Olisiponenses, História do Livro e da Edição, História do Brasil Colonial e História Empresarial e do Empreendedorismo.

Neste último domínio, funda no ano 2000, o Centro de Estudos de História Empresarial (CEHE), unidade orientada para a investigação aplicada, do qual é director. Nesta área publicou e coordenou, entre outros, os seguintes títulos: Marconi: da TSF às Comunicações Globais, Banco Comercial Português: a Primeira Década 1985-1995, Lisnave: Contributos para a História da Indústria Naval em Portugal.

Ler mais