Partilhar

Grupos de Ação Local - A Experiência do "Douro Verde"

José Luís Carneiro

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
10,18 € 12,72 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Sempre que alargou as suas fronteiras e aprofundou as suas responsabilidades, por atribuição dos seus Estados-membros, a União Europeia confrontou-se com o dilema democrático de saber como compatibilizar a representação política dos Estados-membros com a vontade mais esclarecida dos cidadãos em participar mais ativa e diretamente nos processos de decisão relativos à construção e execução das políticas do desenvolvimento social, económico e territorial local.
O modelo de governação multinível, como concretização do princípio da subsidiariedade, adotado desde que os poderes locais e regionais europeus passaram a ter voz na Europa, fins dos anos 80 e inícios dos anos 90 – a par com os GAL que nos territórios locais concretizam os valores da proximidade e da participação –, enriquece o conteúdo democrático e pode ajudar a restabelecer uma nova relação de confiança entre os  cidadãos e as instituições locais, regionais, nacionais e europeias.

Ler mais

Autor

José Luís Carneiro

José Luís Carneiro nasceu a 4 de Outubro de 1971. Licenciado em Relações Internacionais. Mestre em Estudos Africanos, é doutorando em Ciência Política e Administração. Foi Presidente da Câmara Municipal de Baião entre 2005 e 2015. Foi Deputado à Assembleia da República entre Fevereiro e Novembro de 2005, e, nesse período, integrou a Comissão dos Negócios Estrangeiros e foi eleito membro da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica. Integrou ainda o Comité das Regiões da União Europeia, entre 2006 e 2015, as Comissões de Educação, Juventude, Ciência e Cultura (EDUC) e a Comissão de Coesão Territo rial (COTER), tendo presidido à Comissão de Recursos Naturais (NAT). Foi membro do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e do Conselho Económico e Social, entre 2013 e 2015. Desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do Partido Socialista entre 2000 e 2002. Eleito deputado para a XIII Legislatura, integrou as Comissões de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação; e, como suplente, as de Assuntos Europeus e Agricultura e Mar. Foi, ainda, eleito vice- -Presidente da Direção da Bancada Parlamentar do PS. Entre 1998 e 2005 foi vereador sem pelouro na Câmara Municipal de Baião. Foi presidente da Federação Distrital do Partido Socialista do Porto entre 2012 e 2016. É docente universitário, com funções suspensas, na Universidade Lusíada e no Instituto de Ciências da Informação e Administração (Aveiro). Tem trabalhos publicados nas áreas da ciência política e relações internacionais, e no âmbito dos poderes locais e regionais.

Ler mais